Fotografias: Getty | Edição de imagem: Vasco dos Santos
Design e Artes

‘Back to Black’: está tudo errado no novo filme sobre Amy Winehouse?

A longa-metragem biográfica sobre Amy Winehouse ainda nem chegou ao grande ecrã e a fila de reprovação só tende a aumentar. Entre o amontoado de críticas, por onde começar?

Vamos sabotar o novo filme sobre a vida de Amy Winehouse ainda antes da estreia. Esta é a decisão dos fãs da cantora que analisam as decisões cinematográficas à lupa e criticam um reforço da decadência.

Back to Black, uma biopic que procura retratar o legado de um ícone incontornável que marcou o século XXI e explorar a vida demasiado curta da voz que se eterniza no mundo da música, foi anunciado em julho do ano passado, mas só agora se deu início às gravações. É o primeiro documentário sobre a vida de Amy que leva a aprovação do pai da cantora, Mitchy Winehouse - o mesmo não se pode dizer do público. O problema começa com a escolha do elenco e agora fala-se de um retrato pouco fiel à vida de Amy Winehouse, somado a decisões inquietantes na exploração da história.

Ainda reinava a paz quando soubemos que esta biografia estaria nas mãos de Sam Taylor-Johnson, realizadora de filmes como Cinquenta Sombras de Grey. Mas bastou divulgarem a primeira imagem oficial da biopic, aquela que dá a conhecer a atriz Marisa Abela no papel principal, para a conversa azedar.

 

É verdade que a escolha da protagonista e a sua caracterização foi um desgosto para os fãs, mas as críticas centram-se essencialmente na exploração dramática de acontecimentos retratados no filme, agravados pelo facto de receberem os aplausos do manda-chuva do património de Amy e figura controversa, o (não tão) querido Mitchy.

Comecemos então por lembrar o episódio que agora empola as vozes críticas. Em 2007, Jack Blake Fielder-Civil, marido de Amy entre 2007 e 2009, foi detido por ter agredido o proprietário de um bar londrino, antes de o ter alegadamente subornado. Este momento infeliz foi na altura captado pelos paparazzis que não descolavam da cantora, por isso os fãs recordam bem a reação de Amy ao sucedido e não se lembram do momento como agora o queram mostrar na tela.

Nas imagens da cena que retrata a situação, Amy Winehouse (Marisa Abela) chora, grita e chega a ser contida pelas autoridades, assim que assiste à detenção de Jack Blake (Jack O'Connell). Em muito boa verdade, tal é uma fraca representação dos acontecimentos. Todos se lembram de uma Amy abalada, mas com muito menos lágrimas e gritos à mistura, e sem precisar de um chega para lá das autoridades.

O exacerbar de um estado de alma sofrido ao relato de uma vida que tão bem conhecemos como pouco feliz soa a pouco misericordioso e deixa os espectadores desconfortáveis e inquietos, menos Mitchy Winehouse - o empresário com mais talento para explorar a carreira da filha do que para ser pai, segundo nos mostram outros documentários.

 

Mitchy veio a público comentar as críticas, mas selecionou-as bem. Em declarações ao TMZ, o pai de Amy Winehouse diz que as pessoas deram "demasiado ênfase à aparência" da protagonista, o que seria uma crítica aceitável, se fosse essa a única ou a mais relevante de tantas.

Ainda não há data de estreia para 'Back to Black' e, pelo andar da carruagem, essa divulgação a poucos interessa. Até lá, todos esperam que não se some desgraça à vida conturbada de quem merece ser lembrada pela voz e talento únicos.

 

Design e Artes

Bugatti Atalante Coupé: um dos últimos modelos sobreviventes vai a leilão

Modelo icónico da marca francesa de luxo vai ser vendido num leilão a 3 de fevereiro, em Paris. O seu valor pode chegar aos três milhões de euros.

Design e Artes