Fotografia: Artcurial
Design e Artes

Bugatti Atalante Coupé: um dos últimos modelos sobreviventes vai a leilão

Modelo icónico da marca francesa de luxo vai ser vendido num leilão a 3 de fevereiro, em Paris. O seu valor pode chegar aos três milhões de euros.

Um dos últimos três Atalante Coupé, um modelo raro da Bugatti oficialmente conhecido como Type 57 Atalante e avaliado entre dois a três milhões de euros, vai ser leiloado em Paris em fevereiro pela Artcurial. O automóvel, comprado em 1936 por Charles Olivero, um joalheiro de Marselha, escreve o Financial Times, foi adquirido com o intuito de ser usado em corridas, como o Rallye des Alpes e o de Monte Carlo. 

Depois de ter mudado várias vezes de dono, no pós-Segunda Guerra chegou às mãos do luxemburguês Rudi Cloos, que o restaurou retirando-lhe abertura no tejadilho colocada pelo anterior dono. Isto  antes de  vender novamente o veículo nos anos 1950 a Albert Jean de Lay, um arquiteto belga que levou o carro consigo para o então Congo belga.

Depois da independência da colónia belga em 1960, que levou a uma guerra civil, o arquiteto vendeu o carro novamente a Rudi Cloos para conseguir dinheiro para recomeçar a vida.

Com o passar dos anos, foi restaurado para a sua condição original, tendo sido adquirido em 2003 por um proprietário que o levou pelas estradas da Europa e dos Estados Unidos. Até agora.
 

Design e Artes

‘Back to Black’: está tudo errado no novo filme sobre Amy Winehouse?

A longa-metragem biográfica sobre Amy Winehouse ainda nem chegou ao grande ecrã e a fila de reprovação só tende a aumentar. Entre o amontoado de críticas, por onde começar?

Design e Artes