A Rainha Camilla comemorou 77 anos a 17 de julho, mas em vez de uma festa de aniversário no Palácio de Buckingham, a agenda real fez com que passasse o dia ao lado do Rei Carlos III na segunda abertura do Parlamento durante o seu reinado, um dos momentos tradicionais do ano político.
Mantendo a tradição, os reis de Inglaterra chegaram ao Parlamento vestidos a rigor, com o Rei Carlos III a usar a coroa de Estado para ler o discurso que apresenta o programa legislativo do primeiro governo de esquerda do Reino Unido em 14 anos.
Já Camilla optou por um vestido branco de Fiona Clare, com mangas compridas e bordado nos punhos, saia e bainha, com destaque para o diadema de Estado de George IV, mais conhecido por Diadema de Diamantes, que já tinha usado uma vez na primeira abertura do Parlamento, em novembro de 2023.
Feito para a coroação do Rei George IV em 1820, foi o diadema que usou para a cerimónia da sua coroação, há 200 anos, e desde essa altura que a peça tem sido usada por todas as rainhas britânicas desde o seu reinado: Rainha Adelaide, Rainha Vitória, Rainha Alexandra, Rainha Maria, Rainha Isabel (a Rainha Mãe) e Rainha Isabel.
Com um desenho de quatro cruzes alternadas com quatro ramos, representam os emblemas nacionais da Inglaterra (rosas), da Irlanda (trevos) e da Escócia (cardos).
O diadema, com 1333 diamantes, acabou por ficar associado à Rainha Isabel II, que o usou na sua cerimónia de coroação, em 1953, bem como na maioria das aberturas do Parlamento, tendo sido retratada com ele nas notas, moedas e selos britânicos.
A Rainha Camilla complementou o look de aniversário com uns brincos de diamantes e o colar da coroação da Rainha Isabel, bem como uma clutch prateada e sapatos a condizer.