Capital Mundial do Design Valencia 2022 Fotografia: DR
Design e Artes

Três pontos de interesse para visitar na Capital Mundial do Design Valencia 2022

A cidade espanhola está no holofote do design mundial e tem várias exposições, instalações e eventos para visitar até ao fim do ano.

Banhada pelo Mar Mediterrâneo, Valência é uma cidade conhecida pelos seus edifícios emblemáticos. Este ano, a terceira maior cidade espanhola é a Capital Mundial do Design (CMD), propondo aos seus habitantes e visitantes uma programação que contempla exposições, iniciativas ligadas ao design e workshops. 

Atribuído pela World Design Organization, o título de Capital Mundial do Design foi entregue pela primeira vez, em 2008, à cidade de Turim, no norte de Itália. Seguiram-se Seul, Helsínquia, Cidade do Cabo, Taipei, Cidade do México e Lille. Em 2024, pela primeira vez, o título será partilhado pelas cidades vizinhas de San Diego, na Califórnia, e Tijuana, no México.

Estes são três dos pontos a visitar na Capital Mundial do Design 2022, segundo a revista Wallpaper. Mas se quiseres mergulhar a fundo no que a cidade tem para oferecer, este mapa elaborado pela Agència Districte, no âmbito da CMD, mostra os pontos de interesse pelos vários bairros da cidade.

Àgora València

Projetada de raiz, a Àgora, situada na Plaça de l’Ajuntament, foi pensada para funcionar como um ponto de encontro e de informações sobre a programação para todos os visitantes. Desenhada por Miguel Arraiz, um dos arquitetos responsáveis pelos projetos para a Capital Mundial do Design Valencia 2022, trata-se de um edifício com uma estrutura ondulante que simboliza a ligação da cidade ao mar. Por sua vez, os painéis brancos utilizados remetem para a longa e rica tradição ceramista da região. No local, encontra-se ainda uma instalação de luz noturna concebida pelo estúdio Radiant Lab.

Jaime Hayon no Centre del Carme Cultura Contemporània (CCCC)

Um dos maiores destaques da programação do evento é a retrospetiva em torno da obra do designer espanhol Jaime Hayon. InfinitaMente, como se chama a mostra, reúne uma seleção compreensiva das criações mais icónicas do artista cujo estúdio está localizado na cidade que acolhe esta exposição -  entre elas Masquemask, uma série composta por sete máscaras em tapeçaria. Os visitantes poderão ainda conhecer a carreira de mais de 20 anos do designer que se tornou conhecido pelas suas pinturas em larga-escala ou pelo seu trabalho com vidro e cerâmica. A exposição fica patente até 16 de abril de 2023.

ADN Ceramico

O projeto lançado pela ceramista Ana Illueca quer promover a tradição ceramista da cidade ao construir uma plataforma para todos os artistas da região. Como tal, estão previstos vários workshops e colaborações entre artistas independentes e a indústria da cidade, mas também a criação de um mapa com todos os artesãos da região, podendo ser usado por turistas e por marcas interessadas em descobrir novos trabalhos de ceramistas valencianos. A programação da iniciativa pode ser consultada aqui

Coolhunting

David Banda, filho de Madonna, é um ícone de estilo em ascensão

Longe das convenções sociais, David Banda cria looks memoráveis. Dizem-nos que filho de peixe sabe nadar e, uma vez mais, o ditado mostra-se certo.

Design e Artes