Coleção Afetos, Cerâmica Semear | Fotografia: D.R.
Design e Artes

Neste projeto de cerâmica, “como nós, não há uma peça igual”

O que faz de uma casa o nosso lar é o que não encontramos em mais nenhum sítio. Isso é possível com as peças da Cerâmica Semear, que não produz um artigo igual.

"semear": sinónimo de “deitar sementes em qualquer terra” e “fazer a sementeira de”, de acordo com o dicionário. A definição torna claro que semear representa o início de alguma coisa maior e foi para isso mesmo que nasceu há 10 anos o projeto Semear da Associação BIPP, Inclusão para a Deficiência, que tem como objetivo fomentar a plena inclusão de jovens e adultos com Dificuldade Intelectual e nada como fazê-lo através da arte.  

Pode ser a arte de cozinhar no restaurante Único do CCB, de trabalhar na agricultura, que é o foco do projeto Terra, dedicado à produção agrícola biológica, a arte de cuidar do planeta, através da Mercearia, que transforma produtos alimentares em risco de desperdício, ou da produção artesanal de peças utilitárias e decorativas no Cerâmica Semear.  

É sobre ele que falámos com os responsáveis do projeto Semear, uma vez que a cerâmica está tão na moda e as peças feitas por jovens com dificuldade intelectual vêm fazer concorrência a outras que já por aí andam. Mas eles nada temem.  

“Temos a convicção de que não são peças para adquirir apenas por uma causa. Com uma devida direção artística na Academia, materiais de qualidade e técnicas de acordo com as potencialidades dos nossos artistas, cada peça é única e espelha zelo, a individualidade e identidade de cada um deles. Não é exatamente o mesmo que muitos artistas de cerâmica nacional? A beleza estética das nossas coleções vem exatamente do mesmo pressuposto dos artistas, com um extra: são pessoas que, orgulhosamente, fazem frente às suas dificuldades. É uma beleza estética…social”, dizem os fundadores. 

As mãos por detrás da Cerâmica Semear 

A ideia principal da Cerâmica Semear é simples: formar e capacitar jovens e adultos com dificuldade intelectual através dos programas de formação da Academia Semear para que através da arte consigam mostrar o seu talento. Nestes programas, desenvolvem competências pessoais e sociais e também competências técnicas para conseguirem produzir artesanalmente peças de cerâmica. 

"Tem sido uma jornada incrível em que nos deparamos com um talento que se insiste escondido, mas todos os dias lutamos para o evidenciar e contribuir para que as empresas recebam estes futuros colaboradores", dizem os responsáveis do Semear, referindo-se à generalidade dos projetos.

No caso da Cerâmica Semear, a ideia é chamar a atenção não tanto das empresas, mas sim dos consumidores que entre uma variedade de cerâmica que existe hoje em dia no mercado, são levados a escolher as peças de cerâmica Semear. 

“Pretende-se que as peças respondam às necessidades do mercado, criem empatia e desta forma se garanta a sustentabilidade deste projeto já que toda a receita reverte integralmente para os salários dos jovens e para formar e empregar mais pessoas com esta condição”, referem os fundadores do projeto.  

Para dar a conhecer as peças e também sensibilizar e mudar o paradigma no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência, são organizados workshops práticos e lúdico-pedagógicos.

 

Mas sem pormos as mãos na massa, o que podemos levar para casa?  

Nenhuma peça é igual 

Só em 2023 foram produzidas 4.065 peças pelos jovens da Cerâmica Semear. São mais de 300 peças por mês ou mais de 100 por dia, o que parece uma tarefa impossível, mas é a prova de que quando semeada a criatividade e motivação, pode-se ir mais longe. 

Pela Cerâmica Semear já passaram várias coleções, entre elas a coleção "Afetos", com mensagens no fundo de cada peça, ou ainda a coleção "Dedadas", que foi um sucesso.  

“Partiu de uma dificuldade inicial em não deixar dedadas nas peças, passando rapidamente a ser uma coleção inovadora, bonita e original. Assim, assumido as suas dedadas como técnica, foi criada esta coleção entre brancos, cremes e verdes, incluindo um serviço de mesa completo e ainda taças, tabuleiros, pratos de sushi, chávenas de café entre outras peças decorativas”, explicam os responsáveis da Semear.  

Para além das coleções, a Cerâmica Semear assinala datas especiais, como o Dia da Mãe, do Pai ou o Natal, e ainda faz peças personalizadas para clientes e empresas. 

Seja qual for o fim, uma coisa é certa.  

“As peças são numeradas e, tal como todos nós, não há uma peça totalmente igual, mesmo que cumpra uma linha criativa e artística”.  

As sementes que serão reveladas em breve 

A curto ou médio prazo, poderão ser colhidas algumas sementes da Cerâmica Semear que dizem respeito a novidades que estão a ser planeadas. Uma delas chega ainda este verão e será uma coleção de chávenas de café de várias cores, que representam o talento dos artistas.

Quanto às restantes novidades, estão ainda a formar-se.

“O céu é o limite da criação pelo que na Cerâmica estamos sempre em processo de elaboração de novas peças, coleções alinhadas com as tendências do mercado”, rematam os fundadores. 

As peças da Cerâmica Semear podem ser adquiridas através do site, por e-mail (ceramica@semear.pt) e em alguns locais físicos, no restaurante Único, no CCB, no MAAT e em diversas lojas, como a CAJU Comporta.   

Evasão

Misterioso mosteiro do século XII à espera de ser descoberto

Se ainda tens espaço no roteiro para visitar um monumento em Portugal, adiciona este à lista. Depois de recuperado não perdeu o charme e até tem uma nova exposição.

Design e Artes

IOL Footer MIN