Karl Lagerfeld será homenageado pelo MET de Nova Iorque
Design e Artes

5 Exposições imperdíveis para quem gosta de moda (e não só)

Em 2023, vários museus por todo o mundo convidam os apaixonados por moda a conhecerem as criações de Coco Chanel, Karl Lagerfeld ou Alexander McQueen.

O ano ainda agora começou e já promete ser um dos mais interessantes em matéria de exposições de moda. De Paris a Melbourne, de Coco Chanel a Karl Lagerfeld, há de tudo para quem se deixa inspirar pela criatividade de alguns dos maiores nomes desta indústria e que já garantiram o seu lugar na história. E, para os mais organizados que gostam de planear as viagens com tempo, a Versa dá uma ajuda e reúne neste artigo cinco das exposições de moda a não perder em 2023.

1 - The Costume Institute Metropolitan Museum of Art: Karl Lagerfeld: A Line of Beauty

Começamos por aquela que é talvez a mais aguardada exposição do ano e que só por si justifica uma viagem a Nova Iorque. O The Costume Institute do Metropolitan Museum of Art inaugural esta primavera uma exposição que mostra o trabalho de Karl Lagerfeld, que morreu em 2019, examinando a "metodologia artística e o vocabulário estilístico" dos seus desenhos através de temas recorrentes vistos desde a década de 1950 até à sua coleção final em 2019.

De 5 de maio a 16 de julho, a exposição Karl Lagerfeld: A Line of Beauty vai explorar o "processo criativo do falecido designer, a evolução dos seus desenhos e o seu impacto na moda". Contará com cerca de 150 peças acompanhadas pelos esboços, para sublinhar o seu complexo processo criativo.

Pier Paolo Righi, diretor executivo da Karl Lagerfeld,  lembrou em comunicado que "Karl era um amante das artes multidisciplinares, e que o maior reconhecimento pelo seu trabalho é ser apresentado numa exposição tão monumental como esta no The Met's Costume Institute”. 

2 - V&A: Gabrielle Chanel. Fashion Manifesto

Se Londres não estiver nos planos das viagens para este ano, é melhor reconsiderares. O V&A vai receber aquela que é a primeira exposição no Reino Unido dedicada ao trabalho de Gabrielle “Coco” Chanel, traçando a evolução do estilo do seu design e a criação da Casa Chanel, desde a primeira boutique inaugurada em Paris, em 1910, até à apresentação da sua última coleção em 1971.

Este “Manifesto de Moda” vai decorrer de 16 de setembro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024 e contará com mais de 180 peças, conjugadas pela primeira vez com joalharia, acessórios, cosmética e perfumes, reflexo da pioneira abordagem da Casa Chanel. Uma exposição que promete mostrar “peças raramente vistas” da coleção do V&A, bem como parte do património da Chanel. 

3 – La Cité de la dentelle et de la mode: Yves Saint Laurent: Transparencies

E se estamos a falar de moda, França tem de estar naturalmente no mapa. Em Calais, vai estar patenteb uma exposição dedicada ao trabalho do criador Yves Saint Laurent, examinando a forma como usou os efeitos da transparência dos tecidos "para propor uma nova, poderosa e sensual figura feminina".


Yves Saint Laurent: Transparencies vai decorrer de 24 de junho a 12 de novembro, e contará com mais de 60 peças da Fundação Pierre Bergé - Yves Saint Laurent e do próprio Museu da Moda de Calais, para destacar o quanto o designer conseguiu "reverter os códigos da revelação do corpo feminino".

4 - National Gallery of Victoria: Alexander McQueen: Mind, Mythos, Muse


Depois de Savage Beauty será difícil outra exposição homenagear Alexander McQueen como só ele merece. Mas McQueen é McQueen e quem tiver nos planos visitar Melbourne, a The National Gallery of Victoria irá apresentar na Austrália, a primeira grande exposição sobre o trabalho do designer de moda britânico.

Alexander McQueen: Mind, Mythos, Muse decorre até 16 de abril e oferece uma "visão sem precedentes da mente do designer”, com mais de 120 peças ao lado de 80 obras históricas, incluindo pinturas, esculturas e fotografia que inspiraram ou influenciaram os seus desenhos.

A exposição divide-se em vários temas: Mythos, Narrativas da Moda, Evolução e Existência, e Técnica e Inovação, com os desenhos de McQueen, justapostos ao lado de obras de arte para oferecer uma nova perspetiva sobre o processo artístico do falecido designer.

5 - Qatar Museums: Forever Valentino


A Maison Valentino apresenta a sua maior exposição até à data e a sua primeira exposição no Médio Oriente com o tema Forever Valentino em homenagem ao seu fundador Valentino Garavani, patente no Qatar Museums até 1 de abril.


A exposição, com curadoria de Massimiliano Gioni, diretor artístico do New Museum de Nova Iorque, do crítico de moda e autor Alexander Fury,e do diretor criativo da Valentino, Pierpaolo Piccioli, apresenta mais de 200 peças da Valentino Haute Couture e looks prêt-à-porter, ao lado de acessórios e objetos de moda que destacam a história da Maison ao longo de seis décadas.
 

Evasão

Castelo Novo é a melhor aldeia turística de 2022

Distinção foi atribuída pela Organização Mundial do Turismo. Aldeia está localizada na Serra da Gardunha.

Design e Artes