No verão é habitual vermos listas com recomendações de livros para as férias. Romances, biografias, contos ou poesia: as leituras essenciais para o verão acumulam-se. Mas, se só pudesses ler um livro, que sugestão darias?
A partir dessa premissa, pedimos a Cristina Ferreira, diretora de entretenimento e ficção da TVI, para nos dizer qual o livro que recomenda para as férias de verão e porquê.
A escolha de Cristina Ferreira recai sobre um livro do escritor português Valter Hugo Mãe, lançado em outubro de 2020. Contra Mim, uma autoficção que dá a conhecer os primeiros anos de vida do autor, leva os leitores a destinos como Angola, Paços de Ferreira ou a Caxinas, locais marcantes na vida de Valter Hugo Mãe.
Construído a partir de curtas narrativas, que correm o risco de poderem ser confundidas com contos, Valter Hugo Mãe conta histórias que resumem o que foi a sua infância e adolescência, um “tempo de liberdade e imaginação”, como descreveu à agência Lusa este período da sua vida, por ocasião do lançamento do livro em outubro de 2020.
Para Cristina Ferreira, este continua a ser um livro atual e de interesse pois, “através da história pessoal do autor, temos um retrato de muitas famílias portuguesas”.
Um dos aspetos que cativou Cristina Ferreira foi a forma como as tradições, as formas de educar e os elos familiares estão representados nesta narrativa construída a partir de 15 anos de apontamentos do escritor, dando a conhecer “um Portugal de memória muito recente”.
Contra Mim, de Valter Hugo Mãe, encontra-se à venda nas livrarias a partir de €14,20.