Koastr diVERSA | Edição: Vasco dos Santos
Design e Artes

Koastr: a marca que cria muito mais do que tábuas de madeira

Esta marca portuguesa faz magia com madeira e resina e cria peças de decoração que são arte. É mais um caso bem-sucedido de um negócio nascido na pandemia.

A arte está no ADN de Magda Germano, uma jovem de 27 anos que aproveitou a pandemia para lançar um novo negócio. No auge dos tempos de incerteza, criou a Koastr no verão de 2020 com o intuito de criar peças em epoxy, uma resina transparente com efeito 3D e acabamento brilhante.

Uma simples base de copos deu o mote para o projeto, sendo ainda responsável pelo nome adoptado. “Koastr provém da palavra coaster, que significa base para copos em inglês, pois esta foi a primeira peça que idealizei e lancei”, conta Magda à Versa.  

A resina é o core das peças desta marca que, curiosamente, se tornou mais conhecida pelo recurso a materiais como a madeira, em particular a de oliveira, que a fundadora utiliza em grande parte das suas criações.

"É necessário ter alguns cuidados e fazer a devida preparação da madeira para que estas duas matérias se juntem na perfeição. Porém, fora disso, é só mesmo verter a resina e ver a magia acontecer”, refere. 

Formada em Desenho e posteriormente em modelação 3D, Magda Germano é uma autodidata que aprendeu as técnicas usadas nas suas peças em muitos vídeos que ia vendo nos tempos livres durante os confinamentos.  

Hoje, tem uma vasta oferta de peças únicas produzidas em Portugal, em especial as famosas tábuas de madeira, às quais a fundadora do projeto junta resina azul para criar um efeito semelhante ao leito de um rio.

Um rio mágico como imagem de marca 

Depois da base de copos, foram criados expositores de bijuteria e relógios de parede em resina, mas há uma peça inconfundivelmente associada à marca: as tábuas de madeira.  

“As tábuas rio são as minhas peças de eleição e imagem de marca. Acredito que seja das peças mais diferentes e sofisticadas no campo das peças utilitárias de cozinha. Para além de ter sido das primeiras marcas a lançar este tipo de peças em Portugal, o que atraiu bastante atenção”, refere Magda.  

 

Por norma, cada tábua rio demora até três dias a ficar totalmente pronta, mas o tempo de produção varia de peça para peça. A variedade é infinita, uma vez que o projeto foi pensado para que o cliente possa personalizar totalmente as peças.

Contudo, quem quiser deixar a criatividade nas mãos de Magda Germano, pode simplesmente adquirir um dos modelos disponíveis na página de Instagram ou na plataforma Etsy, na qual pontualmente os artigos estão em desconto.  

Para encomendar uma peça, basta enviar uma mensagem privada para o Instagram (@koastr.resin) ou e-mail (koastr.info@gmail.com) com a peça pretendida ou a ideia para personalização. Os valores vão dos €4 aos €60. 

Gourmet

Descarado é quem prova os novos pratos neste ponto de encontro

Voltamos sempre onde já fomos felizes e o Descarado já se afirma como restaurante de destino. A Versa esteve à mesa com o chef que apresenta as novidades de uma carta eclética e que a todos promete agradar.

Design e Artes