Fotografia: D.R.
Design e Artes

Papel de parede: as cinco tendências que dão um novo ar à casa

Assim que se coloca um papel de parede, as cores ou padrões não passam despercebidas na decoração de uma casa.

Mudar a decoração de casa pode parecer algo dispendioso, mas é possível apostar na mudança, sem ter de comprar poltronas, telas ou estantes. Basta um papel de parede para uma transformação de 180 graus.

Para 2023, enumeram-se várias tendências de padrões para decorar a casa e nenhuma regra é imposta relativamente ao espaço onde resolvemos dar novas roupagens. Pode ser numa parede no fundo da sala, no teto, nos degraus das escadas ou entre os armários e a bancada da cozinha. Em qualquer um destes locais, os papéis de parede podem fazer um brilharete, dando uma nova vida à divisão.

Para aplicar, é necessário passar um rolo com cola na parede, fixar o papel, alisar possíveis bolhas e cortar os excessos nas extremidades. Agora que tens todas as orientações para aplicar um papel de parede, a Versa mostra-te em que tendências deves apostar.  

1. Linhas onduladas 

A monotonia das linhas retas vai ficar de fora em 2023. Este ano, querem-se linhas onduladas que conferem movimento à parede e lembram as ondas e a tranquilidade dos mares. Ideal para uma nova vida aos espaços mais minimalistas. 

2. Cores vibrantes 

O efeito dopamina invadiu as tendências de roupa, de maquilhagem e agora também de decoração. Esta sensação de prazer também pode ser conseguida através do papel de parede com cores vivas e padrões alegres que mistuream elementos diversos, como formas geométricas e flores.  

3. Estilo retro dos anos 70 

Que tal uma viagem no tempo através de um papel de parede? A forma mais fácil de trazer a estética dos anos 70 para as paredes de casa é apostar num padrão que apresente “geometria em grande escala e em impressão repetida, cores ricas e vibrantes e bordas curvas", segundo explica a equipa de design da Lust Home à House Beautiful.  

4. Contar uma história através da parede  

Em vez de um simples papel de parede, aposta num padrão que conta uma história – a história do design. O padrão With Verticals foi produzido em algodão e linho por Anni Albers em 1946 e hoje em dia pode ser adquirido com um novo design e cores na loja online Christopher Farr Cloth. Esta tendência, trazida pelo mais recente evento do Paris Deco-Off, é apontada pela revista Town & Country.  

5. Estampados botânicos e tropicais 

Ainda bem que se aproxima a primavera e o verão porque estas estações combinam com o papel de parede de estampado botânico ou tropical. No fundo, a ideia aqui é levar a natureza para dentro de casa, podendo incluir também pássaros para completar o cenário. São bem-vindos os tons verdes, assim como toda a cor que faça parte de ambientes tropicais.  

Nécessaire

E se além de um subsídio de alimentação tivéssemos um de bem-estar?

A startup portuguesa sheerME pretende promover o bem-estar dos trabalhadores, com um novo projeto que oferece serviços variados, da nutrição aos cuidados de beleza.

Design e Artes