Reprodução do filme Dior And I | Fotografia: YouTube
Design e Artes

O mundo da moda em cinco documentários viciantes

A moda é o argumento principal de cada um dos cinco documentários que sugerimos. Através deles vais entrar nos bastidores e na vida privada dos designers.

A moda são mais do que tendências que chegam às lojas. É uma das indústrias mais criativas e que inspira tantas outras, com nomes, ou melhor, génios, que marcam a história com criações icónicas, como a Chanel e o seu tweed, e momentos que viram espetáculo num desfile que leva meses a ser preparado.  

Um universo tão rico em histórias, um mundo que melhor do que qualquer outro sabe ler a sociedade e com tantas mentes criativas que merecem ser descobertas nos ambientes e nos bastidores das suas grandes criações.  

Se gostas de moda, adiciona as sugestões que se seguem à tua lista de documentários a ver, em plataformas como o YouTube e a HBO. 

1. L'Amour Fou'  

Para além de história, também há romance nos documentários sobre moda. É o que acontece no primeiro título de que falamos, L'amour fou, lançado em 2010, que aborda a relação entre o designer de moda Yves Saint-Laurent e Pierre Bergé. É contada pelo próprio Pierre Bergé logo após a morte do designer, que lembra o momento em que se conheceram até aos últimos dias de Yves Saint-Laurent, em 2008. 

L'Amour Fou' pode ser visto na Apple TV

2. Dior e Eu

Entre 2012 e 2015, Raf Simons assumiu a direção criativa da Dior e é precisamente sobre ele que fala o documentário Dior e Eu, lançado um ano antes de Raf passar o cargo para Maria Grazia Chiuri, a atual diretora criativa da maison. O documentário leva-nos para os bastidores do primeiro desfile de alta-costura de Raf Simons como diretor criativo e mostra também o que se segue no seu percurso na Dior.   

Podes assistir na Prime Video.   

3. Jeremy Scott: O Designer do Povo 

Jeremy Scott é conhecido como Designer do Povo, expressão que dá título ao documentário lançado em 2015, e que conta com entrevistas a celebridades como A$AP Rocky, Katy Perry, Paris Hilton, Miley Cyrus e Rita Ora, que fazem parte do passado, presente e futuro da carreira do designer.  

 

Atualmente diretor criativo da Moschino, Jeremy Scott continua a mostrar provas da sua irreverência que marca a cultura pop da moda e cujo processo criativo ficamos a conhecer melhor através do documentário.

Pode ser visto na Amazon Prime Video ou na Apple TV.  

4. O Reino dos Sonhos 

O luxo passa a estar ao alcance de todos aqueles que tirarem 48 minutos para ver cada um dos quatro episódios da série documental O Reino dos Sonhos, lançada em 2022. Retrata o mundo da moda durante três décadas, de 1990 a 2010, e além de incidir sobre a rivalidade entre os CEOs da LVMH e da Kering, fala sobre a ascensão de nomes bem conhecidos no setor da moda de luxo, como Marc Jacobs, John Galliano, Alexander McQueen e Tom Ford.  

É possível assistir na HBO.  

5. Supreme Models  

O documentário Supreme Models é inspirado no livro Supreme Models: Iconic Black Women Who Revolutionized Fashion, de Marcellas Reynolds, e surge em 2022 como um tributo às mulheres negras que contribuíram para a transformação das indústrias da moda e da beleza nos anos 60. Dessa época destaca-se o nome de Donyale Luna, a primeira supermodelo negra e a primeira a fazer capa na Vogue britânica. O documentário está dividido em seis episódios, cada um com pouco mais de 20 minutos.  

Podes ver no YouTube

Nécessaire

Um treino de 3 minutos inspirado na Barbie? Sim, não é ficção

Em apenas três minutos é possível fazer um treino que trabalha o corpo todo e, ao mesmo tempo, permite entrar no espírito do filme Barbie.

Design e Artes