A apresentação da Swatch Art Journey, no Convento do Beato
Design e Artes

É Arte ou um Swatch?

A coleção Swatch Art Journey coloca literalmente obras-primas nos nossos pulsos.

Todos temos as nossas obras ou os nossos artistas de eleição. E se alguns deles, de Botticelli a Lichtenstein, andassem connosco, neste caso no pulso, mais precisamente num relógio? Levar ícones dos estúdios dos artistas e das paredes dos museus para o nosso quotidiano continua a ser uma das apostas da Swatch.

A verdade é que nunca esquecemos a primeira vez que vemos, diante de nós, uma das obras de arte mais famosas do mundo, há aquele sentimento que não se explica, aquela criatividade que nos provoca. E é por isso que há já alguns anos a Swatch encontrou novas formas de levar mais arte à vida das pessoas.

E, em 2023, Lisboa foi o lugar escolhido pela marca para celebrar o início da Swatch Art Journey, desvendada no histórico Convento do Beato. Imprensa, celebridades, influenciadores e amigos da marca de todo o mundo reuniram-se num evento imersivo, inspirado, claro, no mundo da arte. Alain Villard, CEO da Swatch, e Carlo Giordanetti, CEO do Swatch Art Peace Hotel, foram os anfitriões da noite, na qual foram apresentadas quatro das cinco coleções cápsula Swatch Art Journey. Estiveram igualmente presentes representantes dos museus MoMA, Fundação Magritte, Uffizi Galleries e Louvre Abu Dhabi, parceiros da Swatch nesta coleção Art Journey.

Ao todo serão cinco coleções lançadas entre março e maio, uma gama que se traduz numa aventura através de diferentes momentos na história da arte, e, como seria de esperar, da Swatch há detalhes inesperados em cada modelo. 

A relação da Swatch com a Arte começou em 1985, com o primeiro de uma longa linha de relógios Art Special. Sempre à procura de novas formas de democratizar o mundo da arte, a Swatch uniu forças com famosos museus para recriar algumas das suas obras de arte mais icónicas, como parte de uma nova série, a Museum Journey. O Rijksmuseum em Amesterdão (2018) e o Museu Thyssen- Bornemisza em Madrid (2018) foram os primeiros locais a abrir as suas portas à Swatch, seguidos pelo Musée du Louvre em Paris (2019), o MoMA em Nova Iorque (2021) e o Centre Pompidou em Paris (2022).

ConVersa

Moda digital é mais do que vestir um avatar

Artigo Patrocinado

Ana Costa, co-fundadora da Fashion Catalyst, é a convidada desta semana, da série conVERSA sobre Futuro Criativo, powered by CUPRA.

Design e Artes