Fundação Calouste Gulbenkian | Fotografia: Rui Alves/ Unsplash
Design e Artes

Quatro exposições para ver em Lisboa até ao final de fevereiro

A oferta cultural na capital é extensa. Se estiveres na dúvida sobre como aproveitar o último fim de semana do mês, deixamos sugestões de exposições que vale a pena visitar.

No último fim de semana do mês, aproveita para fazer um programa cultural. Apesar da extensa oferta cultural existente em Lisboa, reduzimos a escolha e recomendamos a visita a estas quatro exposições com temas para todas as idades.

 

Novas ‘Novas Cartas Portuguesas’

Tratando-se de uma obra marcante no panorama literário português, Novas Cartas Portuguesas, publicado por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa em 1972, continua a ser um livro emancipatório e atual nos dias de hoje. Prova disso é esta exposição que cruza a fotografia com a instalação, pintura, escultura e filme, e onde são apresentadas as obras dos artistas Audun Alvestad, Aura, Fabiana Faleiros, Sara Graça, Rita Moreira, Delphine Seyrig, Caio Amado Soares, Francisca Sousa e Aleta Valente. Através de múltiplos suportes, os artistas abordam temáticas referidas no livro original, como a maternidade, o modelo de famílias tradicionais ou violência doméstica, reinterpretando-os aos seus olhos.

Galeria Quadrum

Até 26 fev

 

New Lisbon,  de Gonçalo Fonseca

O fotógrafo independente Gonçalo Fonseca começou a documentar em 2019 as vítimas da crise imobiliária que afeta a cidade de Lisboa. Quatro anos depois, o resultado desse trabalho pode ser visto numa exposição que denuncia as práticas de bullying imobiliário e de ameaças de despejo que muitos idosos foram vítimas, mas também dá a conhecer a realidade de quem habita nos bairros periféricos da cidade e de quem ocupa apartamentos abandonados, sendo essa a única forma de assegurar condições dignas para os seus filhos. 

Galeria de Santa Maria Maior

Até 4 mar

 

Faraós Superstars

As 250 peças provenientes de coleções de museus europeus, como o Museu do Louvre, do Museé d’Orsay, explora a figura do faraó na civilização egípcia e o lugar que ocupa no imaginário dos povos, desde a antiguidade até à atualidade. A  curadoria é de Frédéric Mougenot (Palais des Beaux-Arts de Lille) e João Carvalho Dias (Museu Calouste Gulbenkian).

Museu Calouste Gulbenkian

Até 5 mar

 

O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto

Composta por cenários, adereços e marionetas, esta exposição ajuda a mergulhar ainda mais na curta-metragem homónima de Bruno Caetano, que se baseia no conto de Manuel Ruas Moreira. Através de animação é contada a história de uma Lisboa distópica que questiona os espectadores, levantando questões sobre temas como o ambiente. O filme é projetado no decorrer da visita à exposição.

Centro Cultural de Belém

Até 30 jun

 

Evasão

Há novos voos de Portugal para a Islândia a partir de abril

Companhia islandesa Play anunciou que vai passar a voar do Porto a partir de 24 de abril. Cada viagem custará €79.

Design e Artes