Cillian Murphy é Oppenheimer | Fotografia: Universal Pictures
Design e Artes

'Oppenheimer': o filme que conta a história da bomba atómica

Novo filme de Christopher Nolan, sobre o homem que inventou a bomba atómica, chega aos cinemas em 2023. Cillian Murphy, de 'Peaky Blinders', é o protagonista.

Cillian Murphy, o ator irlandês da série de culto Peaky Blinders, é o protagonista do novo filme do cineasta Christopher Nolan. Esta segunda-feira, a Universal Pictures divulgou o primeiro trailer de Oppenheimer, que se debruça sobre a vida do físico J. Robert Oppenheimer, a quem é atribuída a invenção da bomba atómica, e as questões éticas que o assolaram depois dos lançamentos em Nagasaqui e Hiroshima.

O filme é baseado no romance biográfico American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e de Martin J. Sherwin, que ganhou um prémio Pulitzer em 2006. 

Além de Cillian Murphy, que tem aqui o primeiro papel principal num filme de Nolan, o elenco conta ainda com Florence Pugh, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon, Gary Oldman e Rami Malek.

Oppenheimer foi um dos primeiros cientistas a integrar o projecto Manhattan, uma iniciativa do Governo norte-americano que pretendia desenvolver a pesquisa da criação de armas nucleares e que decorreu entre 1942 e 1946.

Oppenheimer, filho de um imigrante alemão, foi o então diretor do Laboratório de Los Alamos, onde as bombas atómicas, que precipitaram o fim da Segunda Guerra Mundial, foram montadas.

Oppenheimer estreia-se nos cinemas mundiais a 21 de julho de 2023. Este é o primeiro filme de Nolan a não ser lançado através da Warner Bros em mais de duas décadas. O seu novo filme será lançado pela Universal Pictures. Tenet foi o último filme lançado sob a chancela da Warner Bros.

Design e Artes

Escolhas VERSA: as melhores séries que vimos em 2022

Em jeito de balanço, os jornalistas da VERSA refletem sobre as melhores séries que viram no streaming este ano. Entre cozinhas sujas, destinos idílicos ou mundos fantásticos, estas foram as suas séries favoritas.

Design e Artes