É um dos personagens mais famosos da história do cinema e um dos mais acarinhados pelo público. Ainda que as opiniões sobre qual é o pior filme da saga possam divergir, há um consenso em torno da personagem que lhe dá vida. Harrison Ford é sinónimo de Indiana Jones e vice-versa.
O quinto capítulo da saga iniciada em 1981 com o filme Os Salteadores da Arca Perdida está quase aí. Depois da estreia no Festival de Cannes, o último filme de Harrison Ford no papel do arqueólogo aventureiro estreia-se nos cinemas franceses a 28 de junho e dois dias depois nos cinemas norte-americanos. Em Portugal, o filme chegará aos cinemas na quinta-feira, 29 de junho.
Indiana Jones e o Marcador do Destino será o primeiro filme a não ser realizado por Steven Spielberg, ainda que o realizador continue envolvido como produtor. Desta vez, a direção do filme foi entregue a James Mangold (Walk the Line ou Vida Interrompida). As filmagens começaram em junho de 2021 no Reino Unido e terminaram no final de fevereiro de 2022, passando a sua rodagem por países como Itália ou Marrocos.
Apesar de não ter sido revelada uma sinopse do filme, os trailers mostram um Indy jovem em 1944 – com recurso a tecnologia de-aging – e outro em 1969, em que o ator aparenta ter a sua idade real. A corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética é um dos temas principais da trama. Helena, a neta de Indy, interpretada por Phoebe Waller-Bridge (Fleabag), terá um papel de destaque no filme.
Outros nomes de peso no elenco são o de Mads Mikkelsen (Mais uma Rodada), que interpreta o papel de um vilão nazi que trabalha para a NASA, ou Antonio Banderas, que veste a pele de Renaldo, um dos aliados de Ally.
Para preparar o lançamento do último Indiana Jones com Harrison Ford nos cinemas, o Disney+ anunciou que todos os filmes e as séries de Indiana Jones ficarão disponíveis para streaming no Disney+ a partir de 31 de maio.