Fazêmo-lo de forma quase inconsciente quando uma câmara nos é apontada ou mesmo quando tiramos uma selfie: sorrimos. Ninguém nos ensinou, mas parece fazer sentido que um traço de felicidade fique naquele registo. Contudo, há uma razão para isso acontecer e a história remonta ao início do século XX.
Foi nesta altura que a Kodak, reconhecida pelo equipamento fotográgico e fundada em 1888 por George Eastman, começou a fazer campanhas publicitárias com fotografias de pessoas a sorrir, com o objetivo de vender mais modelos da Kodak Brownie, uma das suas primeiras câmaras de caixa baratas e portáteis, e mostrar que tirar fotografias é um processo divertido.
Antes disto, as fotografias implicavam longos períodos estáticos na mesma pose, pelo que o sorriso era mais difícil de manter, para além de que os códigos de etiqueta diziam que os dentes não deviam ser mostrados. Inclusivamente, para ajudar a não sorrir, na década de 1840, o fotógrafo britânico Richard Beard pedia aos modelos que dissessem "ameixa" antes do flash disparar, uma vez que esta palavra faz com que os lábios fiquem serrados.
Tudo acabou por mudar com a evolução da fotografia e as novas câmaras revolucionárias da Kodak, que permitiam captar momentos instantâneos, surgindo assim o famoso slogan "Kodak moment".
Podia até ser "Kodak moment" o que se passaria a dizer no momento de tirar uma fotografia em vez de "ameixa", mas adotou-se antes o famoso "cheese", desta vez não por culpa da Kodak. A palavra está relacionada com os anúncios de ortodontia que surgiram em força quando os aparelhos dentários começaram a ficar populares, que se passavam a mensagem de que um dos principais prazeres de um sorriso perfeito é a capacidade de dizer "cheese" com confiança.
Passados todos estes anos, percebemos agora o motivo de sorrirmos automaticamente para uma fotografia e também de dizermos "cheese", mas a ciência valida ainda mais um.
Segundo um estudo da City University of London, quando sorrimos, a forma como o nosso cérebro processa as emoções das outras pessoas altera-se, o que significa que "se sorrimos, o mundo irá sorrir de volta", dizem os investigadores. E nada melhor do que espalhar essa felicidade através de uma fotografia.