A atualidade futebolística em Portugal por estes dias gira em torno de Rúben Amorim e da sua quase certa mudança para a cidade de Manchester, em Inglaterra, mas lá fora há outro clube de futebol português a ser falado. O FC Famalicão lançou uma camisola especial que celebra a fundação do clube nos anos 1930 e o design gerou a atenção de alguns sites especializados em camisolas de futebol retro.
A camisola apresenta uma paleta de cores marfim clássica e um tecido pesado e texturado. Os detalhes incluem um decote em V com cordões e o emblema original do clube e do ano de fundação, 1931, impressos no interior do colarinho.
As camisolas de futebol vintage e retro ganharam enorme popularidade nos últimos anos, sobretudo numa altura em que os clubes procuram celebrar o seu passado. A Classic Football Shirts, uma das principais retalhistas de camisolas raras e colecionáveis, testemunhou um crescimento tremendo impulsionado por esta tendência. A marca inglesa atraiu uma grande atenção internacional, com 15% das suas vendas a serem oriundas dos Estados Unidos, de acordo com um artigo do The Athletic.
As camisolas usadas por ícones como Diego Maradona, Thierry Henry e Cristiano Ronaldo tornaram-se objetos de colecionador muito procurados. À medida que nos aproximamos de grandes eventos desportivos como o Mundial de 2026 e os Jogos Olímpicos de 2028, o interesse por artigos desportivos com história deverá crescer ainda mais, refere o mesmo artigo.
Para os adeptos do Famalicão, a nova camisola inspirada nos anos 1930, está à distância de um clique na loja online do clube. A camisola vintage do FC Famalicão está à venda por €49, um valor bastante abaixo do praticado em sites de marcas como a Classic Football Shirts, em que uma camisola dos anos 2000 pode facilmente superar os €200.