Gal Costa Fotografia: Getty Edição: Vasco dos Santos
Design e Artes

Gal Costa: esta foi a música que Caetano Veloso escreveu para a musa

Caetano Veloso e Gal Costa podiam ter vivido uma grande história de amor, mas ficaram-se por uma linda amizade e parceria que durou uma vida. A música que conta essa história vai ficar viva para sempre. Ouve-a aqui.

Caetano Veloso e Gal Costa conheceram-se em 1963, quando foram apresentados um ao outro pelas amigas de infância e vizinhas de Gal. Caetano acabou por se apaixonar por uma delas, Dedé, com quem casou e teve um filho. Mas tanto Gal como Caetano contaram que, durante algum tempo, houve, para além de uma admiração mútua, uma tensão sexual entre os dois. Ainda que nunca se tenham envolvido.

Quando Caetano Veloso regressou do exílio forçado em Londres, onde foi obrigado a morar entre 1969 e 1972, durante os duros anos da ditadura militar no Brasil, voltou a estar recorrentemente com Gal Costa. E foi justamente nesta altura que escreveu o tema "Da Maior Importância" para a amiga.

A música, que entrou no disco ‘Índia’ lançado em 1973, conta-nos precisamente a história dessa ligação, dessa forte atração que se transformou numa grande amizade e parceria.

Ouve-a aqui:

Nécessaire

Escolhas VERSA: os melhores produtos de cabelo para a estação fria

Procuramos um cabelo sedoso digno de um anúncio televisivo e encontrámos os melhores produtos para este inverno.

Design e Artes