Steven Spielberg arrecadou os Globos de Ouro de Melhor Realizador e de Melhor Filme Dramático | Fotografia: Getty
Design e Artes

'Os Fabelmans', 'White Lotus' e 'House of The Dragon' são os grandes vencedores dos Globos de Ouro

  • 11 jan 2023, 10:37
Lusa e Sebastião Almeida

A 80.º cerimónia de entrega dos Globos de Ouro realizou-se esta madrugada em Beverly Hills, desta vez com público e transmitida em direto na televisão norte-americana.

No regresso do público e da transmissão televisiva da cerimónia dos Globos de Ouro, depois do boicote ao evento no ano passado no seguimento das polémicas de tráfico de influências e falta diversidade imputadas à Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, as principais distinções da 80.ª edição foram para os filmes Os Fabelmans, de Steven Spielberg e para Os Espíritos de Inisherin, de Martin McDonagh e para as séries-sensação da HBO Max House of The Dragon e White Lotus.

Depois de terem sido levantadas questões éticas devido à falta de diversidade do painel de votantes e de nomeados de anos anteriores, esta edição marcou uma nova etapa para a organização do evento, tendo sido composta uma lista de ambos mais diversa, resultado do compromisso assumido de promover mudanças significativas no futuro.

Steven Spielberg arrecadou o Globo de Ouro de Melhor Realizador pelo título autobiográfico Os Fabelmans, conquistando também o Globo de Melhor Filme Dramático. “Tenho andado a esconder-me desta história desde os 17 anos de idade”, disse Spielberg, no discurso de vitória. “Contei esta história em partes e pedaços ao longo da minha carreira”, prosseguiu. O realizador disse ainda que toda a gente o vê como um sucesso mas que ninguém sabe quem realmente é até “termos a coragem para contar a nossa história”. 

Na categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical, a vitória foi para Os Espíritos de Inisherin, que também levou para casa o Globo de Melhor Argumento e entregou a Colin Farrell o galardão de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical.  Ainda no cinema, Austin Butler foi considerado o Melhor Ator em Filme Dramático pelo seu papel em Elvis (HBO Max) e Cate Blanchett foi a Melhor Atriz em Filme Dramático pelo papel emTár

Já o filme Tudo Em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo garantiu a Ke Huy Quan o Globo de Ouro de Melhor Ator Secundário e a Michelle Yeoh o de Melhor Atriz Em Filme de Comédia ou Musical. A atriz, natural da Malásia, lembrou o caminho longo que teve de fazer para chegar a esta distinção, depois de 40 anos na indústria.  “Quando vim para Hollywood foi um sonho tornado realidade até chegar aqui”, afirmou, lembrando que lhe disseram que ela era “uma minoria” e que não iria ter sucesso.

“Fiz 60 [anos] no ano passado e penso que todas as mulheres percebem que, à medida que os anos aumentam, as oportunidades diminuem”, continuou, elogiando a coragem dos produtores do filme por “escreverem sobre uma mulher emigrante a envelhecer”. Também Angela Bassett, de 64 anos, recebeu a distinção de Melhor Atriz Secundária pelo papel em Black Panther: Wakanda Para Sempre e falou de “coragem, paciência e um verdadeiro senso próprio” na perseguição dos sonhos. Foi a primeira vez que um filme da Marvel venceu numa categoria de representação nos Globos de Ouro.

O Melhor Filme de Animação foi para Pinóquio (Netflix), de Guillermo Del Toro, com o realizador a afirmar, no momento de receber o prémio, que 2022 foi “um grande ano para o cinema” e que “a animação é cinema” e não um género apenas para crianças. 

A Melhor Banda Sonora foi mesmo para o  filme Babylon, do compositor Justin Hurwitz, sendo que a Melhor Canção Original foi para Naatu Naatu do filme indiano RRR: Revolta, Rebelião, Revolução. A canção em língua telugu bateu celebridades como Rihanna, Lady Gaga e Taylor Swift. 

Na televisão, House of the Dragon foi a Melhor Série Dramática. O produtor Miguel Sapochnik agradeceu à HBO por lhes ter confiado “a galinha dos ovos de ouro” com esta série sucessora de A Guerra dos Tronos. A melhor minissérie foi, sem surpresas, White Lotus, que também valeu o Globo de Melhor Atriz Secundária em minissérie a Jennifer Coolidge. Já Abbott Elementary (Disney+) foi a melhor série de comédia, com Quinta Brunson a levar o Globo de Melhor Atriz em Comédia e Tyler James Williams a ser reconhecido como Melhor Ator Secundário em Comédia.

Julia Garner venceu o Globo de Melhor Atriz Secundária com o seu  papel na série da Netflix Ozark; Paul Walter Hauser triunfou com Black Bird (Apple TV+),  e Jeremy Allen White foi agraciado com o prémio de Melhor Ator em Série Musical ou de Comédia  com o drama familiar trágico-cómico The Bear (Disney+) e Evan Peters foi distinguido pelo papel de assassino em série Jeffrey Dahmer, em Monstro: A história de Jeffrey Dahmer, da Netflix.

Com Ryan Murphy a ser reconhecido com o prémio de carreira Carol Burnett, a cerimónia voltou a ser transmitida ao vivo na NBC depois de um hiato provocado por escândalos relacionados com questões éticas e de diversidade que abalaram a associação organizadora do evento, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

As polémicas que marcaram a edição anterior foram lembradas por vários vencedores e pelo apresentador, Jerrod Carmichael, cujo monólogo de abertura endereçou os problemas da associação de forma direta.

“Estou aqui porque sou negro”, afirmou o apresentador. “Esta cerimónia não foi transmitida no ano passado porque, não vou dizer que a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood é racista, mas não tinham um único membro negro até à morte de George Floyd.”

Apesar da polémica, a cerimónia reuniu os maiores pesos pesados da indústria e foram poucos os vencedores que não subiram ao palco para receberem as suas estatuetas. Apenas  Cate Blanchett, Kevin Costner, Zendaya e Amanda Seyfried, não subiram ao palco para receber os seus Globos de Ouro.

Consulta aqui a lista completa de vencedores e de nomeados dos Globos de Ouro 2022.

Coolhunting

Globos de Ouro: os Veredictos Versa

Há bons e maus looks mas, acima de tudo, não há nenhum que nos tenha feito soltar um 'wow'.

Design e Artes