O Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, recebe um concerto de homenagem a William Byrd | Fotografia: Yevheniia/ Unsplash
Design e Artes

No Dia Internacional dos Monumentos, a cultura é grátis para todos

Esta terça-feira, os 25 museus sob gestão da Direção-Geral do Património Cultural têm entrada gratuita e há mais de 200 atividades em todo o país.

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra a 18 de abril, a Direção-Geral do Património Cultural vai ter uma programação especial com mais de 200 atividades em todo o país e entrada gratuita nos 25 museus sob a sua tutela.

“O tema escolhido para 2023 é «Património e Mudança» e tem como objetivo divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, definindo planos de resistência e adaptação às mudanças climáticas, estimulando a reconciliação das comunidades com os seus habitats, impulsionando a divulgação da diversidade do património construído e imaterial e a sua apreensão enquanto parte integrante de um ecossistema, apoiando a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde”, lê-se num comunicado. 

As atividades, que decorrem entre os dias 18 e 23 de abril, vão ter várias visitas a museus e monumentos por todo o país. Em Lisboa, alguns dos programas gratuitos, que se realizam esta terça-feira (18 de abril) contemplam uma sessão de projeção dos vídeos do projeto Inspirações Sonoras, no Panteão Nacional, um concerto noturno que assinala os 400 anos da morte do compositor William Byrd, no Mosteiro dos Jerónimos ou visitas ao Palácio Nacional da Ajuda, ao Museu Nacional de Etnologia ou ao Museu Nacional dos Coches.

A programação completa por todo o país pode ser consultada aqui.

Nécessaire

Há três estilos de manicure a seguir nesta primavera

És fã de nail art ou preferes algo mais minimalista? Estes três estilos misturam um pouco de cada e vão ajudar-te a deslumbrar nesta estação. Palavra de Versa

Design e Artes