O avanço da Inteligência artificial continua a um ritmo alucinante e nas mais variadas áreas das nossas vidas. Depois da Trip Planner AI, a plataforma que recorre a esta ferramenta e que promete facilitar a vida de quem precisa de planear o roteiro para a próxima viagem ou do AI Steve, um candidato às legislativas no Reino Unido controlado por IA, chegou a vez da Inteligência Artificial se instalar bem no centro da tua sala.
Já te imaginaste a comprar um cadeirão ou um móvel de TV desenhado com a ajuda da IA? Agora é possível graças à Antarte, a primeira marca portuguesa a lançar móveis desenhados com recurso a esta tecnologia. O algoritmo respeitou os briefings da Antarte e de Mário Rocha, o diretor criativo, que pediram à IA para criar peças em linhas com design intemporal, a imagem da marca há 25 anos.
O resultado traduziu-se em dois cadeirões, um móvel de TV e uma mesa de centro. “O caráter inovador desta conceção de móveis reside no facto de ter sido dada liberdade à IA para criar o design das peças. Tivemos a ousadia de solicitar à IA que desenhasse um conjunto de móveis. Não fomos apenas buscar inspiração a esta tecnologia”, destaca Miguel Rocha.
“As criações propostas pela IA foram retocadas em pormenores de forma a agilizar a sua passagem à fase de produção. São produtos de excelente qualidade estética e que combinaram o uso de inteligência humana e inteligência artificial”.
A inauguração recente do Antarte Museum, o primeiro museu da Europa dedicado à história da Marcenaria, é outro dos destaques da empresa criada em 1998 e cujo objetivo passa por produzir mobiliário cujo design defina o conceito estético e a funcionalidade dos espaços em que se insere.