O espírito do Natal está a chegar a um dos monumentos mais emblemáticos do Porto. Entre 28 de novembro e 2 de janeiro, a Igreja da Torre dos Clérigos vai receber concertos de Natal imersivos desenvolvidos pelo atelier criativo OCUBO e pela Irmandade dos Clérigos.
O ciclo Spiritus Natalis irá combinar a projeção multimédia 360º do premiado espetáculo Spiritus com interpretações ao vivo de clássicos natalícios. Esta experiência irá transportar os espectadores para uma viagem multisensorial aos sons e símbolos do Natal, dentro da igreja projetada por Nicolau Nasoni.
Ao som de vozes celestiais, violino, órgão e trompete, clássicos como Holy Night, Joy to the World e Ave Maria são alguns dos dez temas clássicos de Natal que serão tocados ao longo de 45 minutos.
Spiritus Natalis é fruto de uma parceria entre a Irmandade dos Clérigos e o ateliê criativo OCUBO, que já conquistou projeção internacional com seus projetos de vídeo mapping imersivo. Segundo o produtor executivo Edoardo Canessa, esta iniciativa "convida à criação e à partilha de memórias afetivas, em família, no coração deste incrível monumento, na época mais especial do ano".
A soprano Fabiana Magalhães será acompanhada por Rogério Monteiro no violino, Rui Soares no histórico órgão de tubos da Igreja,e Manuel Azevedo no trompete.
Os concertos Spiritus Natalis realizam-se nos dias 28 de novembro, 5, 12, 19 e 26 de dezembro e 2 de janeiro, às 21h. Os bilhetes custam €23 e já se encontram à venda na bilheteira da Igreja dos Clérigos ou nos sites Spiritus Porto ou Portugal Agenda.