Letreiro Ikea | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Ikea regressa a 1995 com peça icónica que promete ser tendência em 2025

Marca sueca relançou uma das suas peças mais icónicas: um relógio desenhado por Thomas Eriksson que chega numa nova cor que quase parece a escolha da Pantone para 2025.

Integra a coleção permanente do Museu Nacional da Suécia como um exemplo do melhor design sueco, mas agora está de novo à venda na Ikea. O relógio PS 1995, desenvolvido pelo designer e arquiteto Thomas Eriksson, foi produzido pela marca sueca durante a primeira metade da década de 90, tendo sido descontinuado em 2005.

Agora, está de novo à venda na Ikea, mas chega com uma novidade: o pequeno relógio, que pode ser usado como peça de decoração ou pendurado numa parede e que conta ainda com um pequeno compartimento para arrumação, tem uma nova cor que parece o azul Future Dusk,  tendência em 2025, de acordo com a Pantone, que a nomeou cor do ano.

A história deste relógio clássico remonta a uma época em que a Ikea iniciou a sua aposta em desenhar peças modernas e minimalista com uma coleção desenhada por Stefan Ytterborn, Thomas Sandell e Thomas Eriksson.O designer e arquitecto havia-se inspirado na secção superior dos relógios de chão antigos para desenhar esta peça em concreto.

A coleção era um tributo ao estilo escandinavo tradicional e contrastava com o design mais extravagante e kitsch dos anos 1980. A coleção chamava-se IKEA PS, pois assumia-se como uma espécie de post script da gama standard.

A IKEA PS foi lançada em 1995 na feira internacional de mobiliário de Milão, sob o título Democratic Design. Estas palavras resumiam a ambição da marca de criar produtos de bom design, alta qualidade, boa funcionalidade e produção sustentável. Tudo isto a um preço que muitas pessoas pudessem pagar. 

Seguindo os mesmos valores, o novo relógio Ikea PS 95 está à venda por €39,99.

 

Coolhunting

Espelho favorito de Helena Coelho na lista de tendências deste ano

Inês Teixeira

Há mais do que uma razão para apostares no espelho favorito de Helena Coelho, sendo a principal as tendências na área da decoração.

Design e Artes