Reprodução filme Bons Rapazes (2016)
Design e Artes

Ikea tem mobília vintage dos anos 1970 e 1980 com novas cores

Icónico sofá Klippan tem agora três novas cores. Poltrona POÄNG foi redesenhada e também tem novas cores.

Foi lançado no início dos anos 1980 e, passados 40 anos, continua a ser um sucesso de vendas da Ikea. Agora, o sofá Klippan, um dos modelo mais minimalistas e populares da marca de mobiliário sueco, está disponível desde o início de agosto em três novas cores repletas de vida: azul forte, amarelo forte e encarnado.

Este modelo criado por Lars Engman e pelo designer japonês Noboru Nakamura, que trabalhava para a marca, teve como ponto de partida o design do sofá Lappmon. “Para fazer uma capa amovível, Nakamura teve de ajustar o tamanho do sofá à largura dos rolos de tecido na altura, que eram de 150 centímetros. Desta forma, a capa não só podia ser retirada, como também cabia numa máquina de lavar doméstica. A Ikea também oferecia moldes de costura, caso os clientes quisessem fazer as suas próprias capas com o tecido que escolhessem. O Kilppan foi lançado em 1980. Não foi muito vendido no início, mas foi ganhando popularidade ao longo dos anos e tem estado na gama Ikea desde então. O nascimento de um verdadeiro clássico”, lê-se sobre a descrição do processo de criação deste sofá icónico no site da Ikea Museum.

Este sofá de dois lugares custa €299 e é lançado com três novas variações de cores juntamente com a poltrona POÄNG

Desenvolvida também por Nakamura em 1977, a nova versão da poltrona chega em três cores (bege, encarnado e preto) e tem agora um encosto mais baixo. Sobre esta poltrona, Lars Engman, que viria a ser diretor de design da Ikea, afirmou: “Era 1975 e eu tinha acabado de começar a trabalhar em poltronas e cadeiras de descanso na Ikea. Na sala dos designers, Noboru Nakamura estava sentado num canto com um ar um pouco abandonado. Então fui ter com ele e disse-lhe que talvez devêssemos fazer uma poltrona.”

Está à venda na Ikea por €89.  As novas cores do sofá Klippan e da poltrona POÄNG integram a coleção Nytillverkad.

Coolhunting

Não se preocupem com o Bugatti de Cristiano Ronaldo. Ele tem outro no pulso

Cristiano Ronaldo tem sempre um Bugatti à mão. Um pode custar oito milhões de euros e outro 900 mil, mas todos têm um potente motor.

Design e Artes