É uma das marcas de mobiliário e de decoração mais populares do mundo e vai ter finalmente um mercado para a revenda de produtos em segunda mão, tal como já é possível fazer em plataformas como o OLX ou o eBay.
Até ao final do ano, a Ikea Preowned será testada em Madrid, Espanha, e em Oslo, na Noruega, com o objetivo de expandir a plataforma globalmente, confirmou ao Financial Times (FT) Jesper Brodin, CEO da Ingka, a principal operadora de lojas Ikea a nível global.
A implementação de uma plataforma para a venda de artigos em segunda mão faz parte de um processo de transformação da Ikea em que os clientes passam de comprar e recolher a sua mobília para passarem a fazer as suas compras online, em lojas nos centros das cidades, podendo recorrer a serviços de montagem.
Apesar de a Ikea já ter uma pequena oferta de artigos em segunda mão nas suas lojas, a nova plataforma é mais ambiciosa, escreve o FT, e permitirá aos consumidores comprarem e venderem diretamente os seus produtos da marca sueca.
Os clientes terão de listar o seu produto numa aplicação com fotografias e definir um preço de venda. Depois, o comprador poderá recolher a mobília diretamente ao vendedor, que tem a opção de receber o dinheiro através de um voucher da Ikea, ao qual acresce um bónus de 15% sobre o valor.