Nos últimos tempos, temos visto uma mudança clara nas tendências de decoração. Depois de anos em que o foco esteve em móveis volumosos e soluções práticas como camas altas com arrumação, agora a simplicidade e a proximidade com o chão estão a conquistar os amantes de design de interiores.
Se andas a pesquisar ideias para renovar o teu quarto, é provável que já te tenhas cruzado com a febre das camas japonesas. Inspiradas no estilo Japandi, uma fusão entre o minimalismo japonês e o aconchego escandinavo, estas camas baixas têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade nas redes sociais, transformando quartos em verdadeiros oásis de tranquilidade.
As camas baixas estão a ganhar destaque, não só pelo estilo moderno e elegante, mas também porque criam a ilusão de um espaço mais amplo e arejado, perfeito para quem gosta de um ambiente mais tranquilo e minimalista. Se também andas a pesquisar camas japonesas, é provável que já te tenhas cruzado com vários vídeos e tutoriais no TikTok e Instagram, já que, se não pretendes gastar muito dinheiro, a solução mais em conta pode estar no DIY, isto é, em fazeres com as tuas próprias mãos.
@thatcooliving Create your own cozy nook with the Japan Bed ✨ @thatcooliving.com for more! #interior #furniture #homedecor #bedroomdecor ♬ Wrong Number - Official Sound Studio
Muitos criadores de conteúdo e amantes de design de interiores têm optado por construir as suas próprias camas, usando paletes de madeira, placas de contraplacado ou até extratos de madeira para criar uma base sólida e elegante. Esta é, sem dúvida, a forma mais barata de conseguir uma cama japonesa, principalmente porque não requer muitos materiais ou ferramentas avançadas, apenas alguma criatividade e vontade de pôr mãos à obra.
Se construir não for a tua praia, não tem mal, existem várias opções acessíveis em plataformas como a Amazon ou até mesmo a Ikea, que oferecem camas japonesas minimalistas a preços muito mais baixos do que os modelos mais sofisticados, muitas vezes com entrega rápida e fácil montagem.
Apesar de as camas japonesas serem uma escolha perfeita para quem prefere um ambiente mais minimalista e calmo, 2025 tem sido marcado por muitas tendências maximalistas, já que é o ano das cores e do “mais é mais”.
Além das camas japonesas, outras tendências têm-se destacado, como os pontos de cor em candeeiros, almofadas, tapetes e até móveis vintage, tudo para criar espaços mais divertidos e cheios de personalidade. São muitos os criadores de conteúdo, como Madalena Abecasis ou Carolina Azevedo, que têm apostado em casas completamente fora do comum, coloridas, com bastantes pontos de cor e mistura de texturas e formas, como podes ver nos vídeos das suas redes sociais.
@cazevedor Cozinha em processo e casa de banho finalizada - house tour part I 🏠
♬ som original - cazevedor
Se estás a planear uma mudança ou só queres dar um refresh ao teu espaço, estas camas são, sem dúvida, uma escolha elegante e em linha com as tendências de 2025, mas não te esqueças que também podes sempre dar um toque de cor para criar o contraste perfeito. Deixamos-te algumas ideias e inspirações na galeria de imagens, para que possas escolher as que se adaptam melhor à tua casa e ao teu estilo.