Instagram. Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Quando for grande, o Instagram quer ser o TikTok. Mas nós boicotámos o futuro

“Make Instagram Instagram Again” é o novo grito de revolta dos internautas que apelam às antigas funcionalidades do Instagram. Em poucos dias, tudo aconteceu e a revolução cibernética está a ver resultados.

Vamos começar pelo princípio do princípio: parece que foi ontem que o Instagram entrou pelas nossas vidas e, rapidamente, veio substituir quase que por completo o uso do Facebook e outras tantas  redes sociais. A plataforma nasce com a vontade de tornar os internautas menos self centred, querendo que os utilizadores partilhassem mais fotografias de paisagens e de tudo o que os rodeava. Mas, rapidamente, trocámos as voltas e as selfies ganharam quase que vida própria (entre muitos filtros). E se o Instagram nos fez a vontade uma vez… só podia voltar a fazer. São os utilizadores que decidem o rumo da rede ou não fossem os mesmos que a usam.

Desta vez, e nem há muito tempo, estávamos a fazer scroll no nosso feed de Instagram quando fomos bombardeados com um feed inundado de vídeo em ecrã inteiro. Lembras-te dessa funcionalidade? Sim, foi ontem, mas tudo muda e, no digital, muda rápido demais.

Nessa altura, estávamos todos a ser testados. E passámos com boa nota. Isto porque acabámos por boicotar o desejo que o Instagram tinha de se assemelhar ao mundo rival do TikTok, onde tudo se baseia em consumo rápido de vídeo.

O cérebro da rede social em questão – de seu nome Adam Mosseri -  veio tentar convencer-nos de que, na Era digital, esse era o caminho a seguir e que não era por isso que passariam a desprezar o consumo de fotografias. Vídeo e mais vídeo, tal e qual o TikTok era, no entanto, o objetivo. Mas não nos convenceu e claro que as críticas não tardaram a chegar. Um motim de slogan “Make Instagram Instagram again” (“Torna o Instagram no Instagram outra vez”, em tradução) insurgiu-se e a revolta teve resultado. Moseri voltou atrás e nós reconquistámos as antigas funcionalidades do feed.

Com isto, deixo aqui a minha mensagem ao Instagram: querido amigo de tantas noites e dias, somos seres de hábitos e estranhamos o novo, dá-nos tempo e pode ser que nos faças querer acompanhar o processo evolutivo do digital. Mas, por favor, deixa o TikTok ser o TikTok. Todos somos bonitos à nossa maneira.

 

Coolhunting

"Zizmorcore": os nova iorquinos estão a vestir-se em lojas de souvenirs

É a nova tendência que mistura nostalgia com a estética kitsch. Mas estaremos preparados?

Design e Artes