Kim Kardashian | Fotografia: Michael Kovac, Getty
Design e Artes

No museu único de Kim Kardashian há mais do que a joia de Diana

Se listarmos as peças icónicas de uma coleção única que começa no casaco de Michael Jackson e termina no colar de Princesa Diana, a casa de Kim Kardashian podia servir de museu.

Quando achávamos que o vestido icónico de Marylin Monroe era a única relínquia a chegar às mãos de Kim Kardashian é porque ainda não conhecíamos o outro lado da socialite. Kim Kardashian é “obcecada por leilões”, como a própria admitiu em entrevistas e nas redes sociais, mas, mesmo sem esta confissão, conseguíamos perceber que há um padrão de licitações que parecem não ter fim. O interesse da empresária é exclusivo ao legado de uma celebridade ou de uma figura que marcou um tempo e uma história, como prova a listagem abaixo.

Começamos pelo Rei da Pop. O emblemático casaco de veludo que Mickael Jackson usou na festa de 65 anos de Elizabeth Taylor em 1997, e ainda no filme Ghosts, foi adquirido por Kim por mais de 65 mil dólares [pouco mais de 60 mil euros à taxa de câmbio atual], segundo a imprensa britânica. Mas não é o único deste legado. Assim como o casaco que foi entregue à filha North, também o chapéu branco que o Rei da Pop usou nas no videoclipe de Smooth Criminal em 1998, e que “ainda tem maquilhagem” entra para a lista de presentes e custou um pouco mais de 130 mil dólares [mais de 120 mil euros à taxa de câmbio atual].

E porque North não é a única da família a ganhar com os leilões. Também o irmão de Kim, Rob Kardashian, foi presenteado com algumas joias únicas. Mais concretamente, dois anéis do Elvis Presley. O primeiro, um anel de ouro amarelo de 18K com quatro diamantes, que foi adquirido por Presley na joalharia Thunderbird, em Las Vegas, foi comprado por cerca de 15 mil dólares [14 mil euros à taxa de câmbio atual]. A este juntou-se o anel de ouro de 14K, com um rubi, que Presley ofereceu ao seu professor de artes marciais, Kang Rhee, de acordo com com a casa de leilões Julien's.

Ainda seguindo os passos de estrelas da música, Kim Kardashian decidiu celebrar o 55.º aniversário de Janet Jackson com a roupa que a artista usou no videoclipe de If, de 1993 , peças que adquiriu no Julien’s Auctions. De acordo com a casa de leilões, Jackson vendeu o conjunto por 25 mil dólares [pouco mais de 23 mil euros à taxa de câmbio atual].

Não só de música se faz esta lista. Kim Kardashian confessou-se também fã de Elizabeth Taylor à Haper’s Bazaar - e o que é o que o seu dinheiro não pode comprar? Por 65 mil dólares [60 mil euros à taxa de câmbio atual], Kim é proprietária de algumas das jóias de Taylor, desde 2011, aquando um leilão online da casa Christie. Kardashian comprou um conjunto de três pulseiras de diamantes de Lorraine Schwartz que a atriz usou para interpretar o papel de Cleópatra e, depois do filme, para os seus últimos dias em vida, segundo a Forbes. O leilão de jóias de Taylor foi avaliado em cerca de 116 milhões de dólares [mais de 108 milhões de euros à taxa de câmbio atual], mais do dobro do recorde para uma única colecção, notou o Insider.

Dos filmes para a casa real. Kardashian usou uma peça Cartier única para a sua visita à Casa Branca com o antigo presidente Donald Trump, um relógio Tank que pertencera à ex-primeira dama Jackie Kennedy. Ainda que com um design minimalista, esta peça tem um valor histórico assinalável, já que, segundo o TMZ, foi gravado com a data “23 de fevereiro de 1963” poucos meses antes do presidente Kennedy ser assassinado. Vendido por quase 380 mil dólares [pouco mais de 354 mil euros à taxa de câmbio atual], na casa de leilões Christie em 2017. "Usei-o quando fui à Casa Branca. Deu-me algum poder”, revelou Kardashian numa entrevista concedida à Vogue.

Mais recentemente, a joia que foi desenhada na década de 1920 e usada pela Princesa Diana numa gala de caridade em 1987 é de Kim Kardashian. Trata-se de um dos colares mais icónicos usados pela princesa Diana, confirmou o Page Six. A joia em questão, que fazia parte do catálogo da tradicional casa de leilão Sotheby, foi arrematada por 197.453 dólares (cerca de €182.000 à taxa de câmbio atual). Pertencia à família do ex-presidente-executivo do grupo Asprey & Garrard, o falecido Naim Attallah, que mantinha laços de amizade com Lady D.

Coolhunting

Pelas ruas da Semana da Moda de Nova Iorque: os looks em destaque

A moda sempre serviu de espelho de uma sociedade, de uma cultura e de um modo de estar, e nas ruas da Semana da Moda de Nova Iorque o street style é o manifesto de tudo isso e mais.

Design e Artes