'The Whale' é um dos filmes mais aclamados do ano, em grande parte devido à prestação de Brendan Fraser (na imagem)
Design e Artes

Cinema (e não só) para ver no LEFFEST

De 10 a 20 de novembro, o programa do Lisbon & Sintra Film Festival traz a Portugal David Cronenberg, Angela Davis, Stephen Frears, entre outros.

A partir de quinta-feira, dia 10, e até 20 de novembro, vários espaços de Lisboa e de Sintra voltam a receber o Lisbon & Sintra Film Festival. Nesta edição, as presenças de realizadores como David Cronenberg, Stephen Frears, Abel Ferrara ou da ativista norte-americana Angela Davis, que participará num debate, são alguns dos destaques da programação.

A integrar a competição oficial estão 11 filmes, entre os quais se destacam Crimes of the Future, de David Cronemberg, que faz a abertura do festival ou EO, de Jerzy Skolimowski, que venceu o prémio do Júri do Festival de Cannes.

Digno de nota é também a exibição de Toda a Beleza e a Carnificina, documentário assinado por Laura Poitras (Citizenfour) sobre a fotógrafa e artista norte-americana Nan Goldin. A estreia de Os Fabelmans, filme de Steven Spielberg que só chega aos cinemas portugueses a 22 de dezembro é também de assinalar. 

Entre filmes, conversas, retrospectivas e exposições que complementam a programação, dizemos-te a que deves estar atento no decurso deste festival. 

Debate: Abolicionismo, com Angela Davis e Gina Dent

15 de novembro, 21h, Teatro Tivoli BBVA

Com moderação de Ines Branco López e com intervenções da ativista e professora Angela David e da escritora e também professora Gina Dent, vai discutir-se como seria uma sociedade sem prisões na forma como as conhecemos, cruzando o tema com o anti racismo e o feminismo interseccional. 

Padre Pio, de Abel Ferrara

16 de novembro, 11h, Centro Cultural Olga Cadaval/ 17 de novembro, 21h30, Cinema Nimas (com a presença do realizador)

No fim da Primeira Guerra Mundial, de regresso a San Giovanni Rotondo, em Itália, um padre (Shia Labeouf) acaba por tornar-se uma figura pivotal e controversa para o povo italiano que atravessa duas guerras. O novo filme do realizador de Pasolini ou Tomasso dá a conhecer a história de Padre Pio, que viria a ser beatificado pelo Papa João Paulo II em 1999.

El Agua, de Elena López Riera

14 de novembro, 11h, Centro Cultural Olga Cadaval/ 15 de novembro, 18h30, Cinema Medeia Nimas (com a presença da realizadora e do co-argumentista Philipe Azoury).

Passado numa pequena aldeia no sudeste espanhol, um grupo de jovens tenta encontrar formas de se distrair durante os meses de verão. Antes de uma tempestade atingir a localidade, Ana e José, dois dos jovens, apaixonam-se. Com Nieve De Medina, Bárbara Lennie, Alberto Olmo, Luna Pamiés no elenco, o filme foi antes exibido em Cannes e no Festival de Cinema de Toronto.

The Whale, de Darren Aronofsky

16 de novembro, 21h30, Teatro Tivoli BBVA

Brendan Fraser interpreta, de forma brilhante, Charlie, um professor afastado do mundo real devido à doença de obesidade de que sofre, que tenta reaproximar-se da filha adolescente. Uma história comovente, que já valeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza ao realizador.

 

Crimes do Futuro, de David Cronenberg

10 de novembro, 21h, Teatro Tivoli BBVA (com a presença do realizador)/ 12 de novembro, 13h, Cinema Medeia Nimas

Num futuro não muito distante, os seres humanos conseguem transformar os seus corpos através de mutações. Saul Tenser (Vigo Mortensen) e Caprice (Léa Seydoux) são dois artistas que fazem demonstrações públicas das suas transformações mas uma investigadora (Kristen Stewart) vive obessecada com os dois, descobrindo um grupo secreto que quer levar o fenómeno do trans-humanismo mais longe.
 

Coolhunting

13 tweed para copiares o look Chanel de Kate Middleton

Diz-me que gostas de Chanel, sem usares um tweed Chanel. Podes ter um da Zara à H&M.

Design e Artes