From Devil's Breath
Design e Artes

Documentário de Leonardo DiCaprio sobre incêndios de Pedrógão chega às salas

Durante três dias, 'O Sopro do Diabo', produzido por Leonardo DiCaprio, sobre um dos incêndios florestais mais devastadores em Portugal, vai poder ser visto nos cinemas de todo o país.

De 2017 até 2022, pouca coisa mudou em Pedrógão Grande: a regeneração do território ardido, no que foi o pior incêndio florestal da história do país, tem sido feita de forma desordenada e não controlada, voltando a fazer destas terras um barril de pólvora pronto a explodir.

A memória desses dias negros de julho de 2017 pode já não estar presente no imaginário da maioria dos portugueses, mas continua a assombrar o presente dos sobreviventes da tragédia. E é essa a realidade que O Sopro do Diabo, assinado por Orlando Von Einsiedel e produzido por Leonardo DiCaprio, traz de volta à discussão pública. O documentário é exibido nos cinemas portugueses durante três dias, a partir desta sexta-feira, 11 de novembro.

O documentário, que se estende aproximadamente por 40 minutos, regressa ao local da tragédia, focando-se em duas histórias paralelas: a dos que sobreviveram ao incêndio que fez 66 vítimas mortas e feriu outras 253 pessoas, deixando um rasto de 53.000 hectares de área ardida, e a realidade de uma nova descoberta científica que ajudará a combater e a prevenir os efeitos da crise climática, assunto premente que surge sempre em pano de fundo no filme. 

Em O Sopro do Diabo, que se estreia em Portugal dois dias antes de chegar aos Estados Unidos, Leonardo DiCaprio afirma – apesar de ser já inegável essa realidade –  que “o nosso planeta está a enfrentar uma crise climática” e que o objetivo do documentário, que já foi exibido na COP26 2021, a cimeira anual das Nações Unidas dedicada às alterações climáticas, é o de despertar “uma conversa, que inspire a agir, e que nos ajude a unir, de modo a replantar o nosso futuro”.

A exibição de O Sopro do Diabo estende-se a vários cinemas NOS, de Norte a Sul do país, com 24 sessões diárias marcadas para as 21h. Os cinemas do centro comercial Amoreiras, em Lisboa, serão o palco da estreia mundial do documentário, com uma sessão marcada esta sexta-feira, para as 18h, que será precedida por um painel de discussão sobre as alterações climáticas. Nos restantes dias, o filme poderá ser visto um pouco por todo o país, de Loulé ao Funchal, passando por Coimbra, Braga e Porto.

O preço dos bilhetes é de €5, sendo que parte da receita será canalizada para um projeto de reflorestação.

Gourmet

Já escolheste o vinho para o Natal? A José Maria da Fonseca tem novidades

A produtora de vinhos da região de Setúbal tem packs de oferta que dão a conhecer alguns dos seus vinhos mais clássicos, não esquecendo os fortificados da Coleção Privada.

Design e Artes