Manjerico | Fotografia: Instagram
Design e Artes

Já compraste o teu manjerico? Não te esqueças de o cheirar

Sim, leste bem. Ao contrário do que manda a tradição, podes cheirar o manjerico à vontade. Esquece os mitos e aprende a prolongar-lhe a vida.

Em Lisboa, o mês de junho rima com Santos Populares e se não há um bairro lisboeta sem arraial, animação e muita música popular, também não há casa que não tenha, pelo menos, um manjerico. Agora se vai ou não ter uma vida longa, isso já é outra conversa.

Manda a tradição que o manjerico nunca deve ser cheirado diretamente e que deve ser regado com a ajuda de um prato. Mas até em matéria de manjericos, a tradição já não é o que era.

Se todos os anos compras um manjerico e segues todas as regras da etiqueta dos manjericos - que dizem que só podes tocar-lhe com a palma da mão para lhe sentir o cheiro e que o deves regar com a ajuda de um prato -, e mesmo assim acaba por murchar e morrer, a culpa pode não ser só tua.

Podes cheirar o manjerico à vontade pois é a temperatura ambiente, a falta de luz ou luz direta ou até mesmo o vaso onde está que podem ditar a sua vida curta ou longa. Na página de Instagram do Lidl, encontras algumas dicas para aprenderes a cuidar do teu manjerico com a ajuda da @atripeirinha.

Esta é uma planta anual, semeada no final do inverno e que atinge o auge em plenos Santos Populares. O que significa que já são poucos os que conseguem aguentar até ao outono. Ainda assim, podes prolongar-lhes a vida se os colocares num local onde não exista exposição excessiva ou direta ao sol. Já a temperatura em casa também não deve ser nem muito elevada, bem muito baixa.

Quanto à rega, em vez do tradicional prato, deves regar o manjerico diretamente na terra, que deve estar sempre ligeiramente húmida e não encharcada, e o vaso deve ter uma boa drenagem, o que ajuda as raízes a respirar.

Uma vez que é uma planta comestível, podes sempre aproveitar as folhas nos teus pratos, como se fosse manjericão.

 

Design e Artes

Esta é a praia portuguesa onde podes encontrar Cristiano Ronaldo

Sempre que tem oportunidade, Cristiano Ronaldo gosta de levar Georgina e os filhos a conhecerem as suas praias preferidas em Portugal.

Design e Artes