Cerâmica | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Se gostas de cerâmica, mobiliário e design, este evento é para ti

A Lisboa by Design está de volta. De 23 a 26 de maio, o Palacete Gomes Freire, em Lisboa, recebe a quarta edição da feira anual de design e artesanato.

Cerâmica, mobiliário, têxteis, metal, vidro e iluminação são as áreas que este ano vão estar em destaque na Lisbon by Design, a feira anual de design e artesanato que já vai na sua quarta edição.

Entre 23 a 26 de maio, o Palacete Gomes Freire recebe nas várias salas artistas, artesãos, estúdios e galerias, num total de 25 participantes que criaram peças, instalações e colaborações em exclusivo para a feira que conta com a curadoria de Julie de Halleux, fundadora do evento.

O processo de seleção dos artistas teve por objetivo “apresentar uma gama diversificada de talentos, desde os emergentes aos mais conceituados”, abrangendo várias áreas, como explica a organização em comunicado.

“Com um enfoque nas interpretações contemporâneas do património português, bem como na profunda ligação à tradição e à natureza, os visitantes podem esperar uma imersão num conjunto diversificado de técnicas e perspetivas”, explica Julie de Halleux.

 

Nesta quarta edição, a colaboração é a palavra-chave e podemos assistir ao encontro de vários artistas que se uniram para criar a quatro ou mais mãos, como Carlos Manuel Gonçalves e Maria Pratas, Vasco Barracão, Martinho Pita e Hum Gallery, Mariana Rola e Vago Ceramics, Odile Collective, Miguel Saboya e Estado Bruto ou ainda Apewood e Sebastião Lobo.

“As colaborações entre talentos emergentes e designers consagrados, bem como a reinterpretação de técnicas tradicionais, sublinham a evolução contínua do design em Portugal”, refere a organização.

A exposição celebra ainda o 175.º aniversário da Viúva Lamego, com painéis de azulejos especialmente concebidos por Noé Duchaufour-Lawrence para o Palacete Gomes Freire.

A novidade deste ano vai para o Prémio de Arte que visa apoiar artistas emergentes e estimular sinergias criativas na comunidade.

Design e Artes

Testámos o primeiro smartwatch quadrado da HUAWEI

Inspirada no conceito Fashion Forward, a HUAWEI apresentou o seu primeiro smartwatch quadrado. Experimentámos o novo HUAWEI Watch Fit 3 e revelamos todas as novas funcionalidades.

Design e Artes