Timothée Chalamet na rodagem de 'Wonka' | Fotografia: Finnbarr Webster/Getty Images
Design e Artes

Cinco adaptações de livros que chegam ao cinema e TV em 2023

O regresso ao mundo fantástico de 'Charlie e a Fábrica de Chocolates' ou o segundo capítulo de 'Dune' são alguns dos filmes que partem de adaptações literárias e que vamos poder ver este ano.

O cruzamento do mundo da sétima arte com o da literatura é inevitável. Filmes e livros andam de mãos dadas, sendo as obras literárias muitas vezes a fonte de inspiração para adaptações ou criações de histórias para o cinema ou televisão. Em 2023, o ano será marcado pela estreia – quer no cinema tradicional ou no streaming – de títulos sonantes e conhecidos do grande público. Olhamos para o calendário de estreias e selecionamos algumas das adaptações literárias para o cinema mais aguardadas e que poderás ver no grande ou no pequeno ecrã até ao final do ano.

Killers of the Flower Moon

Baseado no livro homónimo do jornalista da revista New Yorker David Grann, esta adaptação para o cinema de Martin Scorsese passa-se na década de 1920, em Oklahoma, quando membros da tribo nativa Osage Nation foram grotescamente assassinados, sem que as autoridades conseguissem encontrar os culpados dos crimes. O elenco conta com Leonardo DiCaprio, Brendan Fraser, Robert De Niro e Jesse Plemons, devendo ficar disponível no catálogo da Apple TV+ em maio.

 

Oppenheimer

O novo filme de Christopher Nolan baseia-se no livro American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e de Martin J. Sherwin. O livro, que venceu um prémio Pulitzer em 2006, conta a história do físico a quem é atribuída a invenção da bomba atómica. O filme, que terá Cillian Murphy (Peaky Blinders) como protagonista, debruça-se sobre as questões éticas e morais da descoberta de Oppenheimer e do impacto que o lançamento das bombas teve na sua vida. O filme tem estreia mundial nos cinemas a 21 de julho.

 

Dune Pt.II

Timothée Chalamet, Zendaya, Léa Seydoux, Florence Pugh, Christopher Walken e Austin Butler são apenas alguns dos nomes que figuram no elenco da sequela do filme de ficção científica realizado por Denis Villeneuve. O escritor norte-americano Frank Herbert é a mente responsável pela escrita dos seis livros em que os dois novos filmes se baseiam. A história centra-se em Paul Atreides (Chalamet), um jovem que tem de viajar para planetas perigosos de forma a assegurar a sobrevivência da sua família e do seu povo. O novo filme chega aos cinemas em novembro deste ano.

 

Wonka

Escrito por Roald Dahl, em 1964, não é a primeira vez que a história é adaptada para o cinema. Depois do filme de 2005, protagonizado por Johnny Depp e realizado por Tim Burton, 2023 vai ser o ano em que é lançada uma nova adaptação, desta vez com Timothée Chalamet no papel de Willy Wonka. A nova versão é realizada por Paul King e conta ainda no elenco com Olivia Colman e Rowan Atkinson. A história centra-se na infância de Willy Wonka e em como este conheceu Oompa-Lompas. Deverá chegar aos cinemas mundiais apenas no final do ano, em dezembro.

 

Gonzo Girl

Willem Dafoe foi o ator escolhido para imitar o escritor e jornalista Hunther S. Thomson na adaptação do romance Cherly Della Pietra Gonzo Girl, que retrata os anos em que foi assistente do controverso e lendário jornalista. O filme, que assume o nome da obra literária de Della Pietra, passa-se em 1992, quando Alley Russo (Camila Morrone) consegue um novo trabalho como assistente do lendário jornalista Walker Reade (Dafoe), passando a viver na sua propriedade em Aspen, nos Estados Unidos. O filme, que marca a estreia de Patricia Arquette na realização, conta ainda com a participação da própria Arquette. A data de estreia do filme ainda não é conhecida.

Nécessaire

Andámos a vida toda enganados: é assim que se penteia o cabelo

Mais vale tarde do que nunca. Mostramos-te a forma correta de usar as escovas de cabelo para o pentear.

Design e Artes