A importante escritora italiana Elena Ferrante, mais conhecida pelo livro A Amiga Genial, divulgou, em 2020, uma lista de 40 livros escritos por mulheres que a marcaram profundamente.
A lista de Ferrante transcende fronteiras geográficas e culturais, referenciando obras de países tão diversos como o Japão, Nigéria, Índia ou Brasil. Ferrante descreveu a sua escolha como uma reunião de "histórias de mulheres com dois pés, e às vezes um só, no século XX", evidenciando uma afinidade por narrativas femininas complexas e transformadoras, escrevia à altura o jornal Guardian.
Entre os nomes premiados destacam-se vencedores do prémio Pulitzer, como Toni Morrison com Beloved, Elizabeth Strout com Olive Kitteridge e Jhumpa Lahiri com Intérprete de Enfermidades. Vencedores do Booker Prize também integram a lista, nomeadamente Margaret Atwood com O Assassino Cego e Arundhati Roy com O Deus das Pequenas Coisas.
A seleção inclui obras fundamentais da literatura italiana como A Ilha de Arturo de Elsa Morante, publicado originalmente em 1957, e Léxico Familiar de Natalia Ginzburg, um romance datado de 1963.
Escritoras contemporâneas como Sally Rooney e Zadie Smith também integram esta lista, demonstrando o reconhecimento de Ferrante por diferentes gerações de escritoras.