Pedro Chagas Freitas Fotografia: DR
Design e Artes

Pedro Chagas Freitas é o autor recomendado para leitura de verão dos europeus

A Raridade das Coisas Banais, editado em 2022 foi a obra escolhida pela Representação Permanente de Portugal na União Europeia para a iniciativa Leitores da Europa.

Pedro Chagas Freitas é o autor escolhido pela Representação Permanente de Portugal na União Europeia para a iniciativa Leitores da Europa, em que várias representações nacionais permanentes em Bruxelas sugerem uma obra de leitura para os cidadãos europeus durante o verão, com o objetivo de dar a conhecer novos talentos emergentes da literatura europeia.


A Raridade das Coisas Banais, editado em 2022 pela Oficina do Livro, foi a obra escolhida, sendo comparada a O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, no texto de apresentação do livro no site do Conselho Europeu.

Um dos detalhes relacionados com a escolha de Pedro Chagas Freitas é que o autor não tem nenhuma primeira obra publicada nos últimos cinco anos, um dos critérios para a nomeação – na verdade, conta mais de 20 livros editados, o primeiro em 2012 (Eu Sou Deus, Chiado Books) 

“Profundo e comovente, este é um trabalho que nos lembra da grandeza das crianças.Sublinha a janela única que eles têm sobre o mundo e, por sua vez, como os adultos devem aproveitar o tempo para aproveitar a vida e apreciar tudo ao seu redor. Uma lição extraordinária sobre o que deve estar sempre no centro do que significa ser humano”, lê-se ainda sobre A Raridade das Coisas Banais, que sucedeu a Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta, e a Leva-me Contigo, de Afonso Reis Cabral.

A iniciativa, que arrancou em 2020 durante a presidência croata da União Europeia, pretendia ser uma forma de contribuir para ocupar melhor o tempo durante os períodos de confinamento. Três anos depois, continua a ter lugar.

Design e Artes

Frango frito e moda: KFC tem uma nova coleção de roupa

Esta quinta-feira, já podes comprar as peças de roupa da colaboração da Hype com a KFC. Cervejeira Heineken tem 32 pares de ténis para celebrar o lançamento de cerveja sem álcool.

Design e Artes