O céu ficou mais brilhante na noite desta segunda-feira, 19 de agosto, graças à primeira de quatro Superluas do ano e a segunda Lua cheia no mesmo mês, por isso designada de Lua Azul. Já não se registava uma Superlua azul desde o verão de 2023 e trata-se de um fenómeno tão raro que só voltará a ocorrer em 2037. Mas não é só isto que a torna tão especial.
Passando da astronomia para a astrologia, estamos a falar de uma Superlua azul em Aquário, que surge na mesma altura de Mercúrio retrógrado. Esta combinação significa para os mais crentes que, daqui para a frente, abre-se uma porta para mudanças e um caminho para a autodescoberta, de acordo com a astróloga Bex Milford à Women's Health britânica.
Por si só, as Luas Cheias são sinónimo de um período de liberação e de coragem e, no caso particular da Superlua azul em Aquário, suscitará em nós uma necessidade de reflexão sobre as questões mais sombrias das nossas vidas e uma consequente libertação de tudo o que nos faz mal para que possamos abraçar as verdadeiras paixões e sermos nós próprios.
É altura de repensar se estamos a fazer o que queremos ou o que a sociedade espera, de repensar nas relações que nos acrescentam ou não, se estamos a lutar pelos nossos sonhos e se estamos a cair numa rotina e, por isso, a precisar de puxar pela criatividade no dia a dia.
Independentemente de teres visto ou não a Superlua azul, podes ver algumas das fotografias deste fenómeno através da galeria de imagens.