Mariah Carey. Fotografia: Reprodução Instagram
Design e Artes

Quando Mariah Carey perde o título de “Rainha do Natal” e a noção

Subvertemos há muito o conceito de Natal, quando nos deixámos levar pelo consumismo absurdo. Ainda assim, acho que Mariah Carey foi um pouco mais longe.

“Rainha do Natal” é um título que deveria ser concedido a Mariah Carey, segundo a própria. Por isso, se acham que isto da época natalícia tem a ver com a família ou com o Menino Jesus, pensem duas vezes ou pensem em Mariah Carey – aquela que devia ser coroada a suprassumo disto tudo a que chamam Natal.

Bem sei que, para muitos ou para a maioria, não há quadra natalícia sem o “All I Want For Christmas” da cantora norte-americana e nem vale a pena entoarem o “pinheiro, pinheirinho de ramos verdinhos” porque as tabelas de canções mais ouvidas não vão dar hipótese. Ainda assim… “Rainha do Natal” parece exagerado e, além do mais, já tem dona.

Segundo o site TMZ, Mariah fez o pedido em março do ano passado e, esta semana, o comité norte-americano responsável pelo registo de marcas comerciais negou-lhe o desejo de registar o título “Rainha do Natal” ou “Princesa do Natal” (sim, porque, se não dá para ser rainha, a Mariah não se importava de descer um degrau na linha de sucessão ao trono).

O comité podia ter negado o pedido por saber das intenções pouco “natalícias” da artista, já que Mariah Carey pretendia usar o termo em produtos de merchandising, como canecas e lingerie. Mas o pedido apenas foi negado porque a equipa de Mariah Carey perdeu o argumento contra a cantora Elizabeth Chan, a intérprete do álbum “12  Months of Christmas”.

“O Natal é uma época de dar e não de adquirir e é errado uma pessoa tentar ser dona e monopolizar um título como ‘Rainha do Natal’ com propósitos materialistas moralmente reprováveis. […] Enquanto artista independente e dona de um pequeno negócio, o trabalho da minha vida é juntar as pessoas na época festiva, o que levou a que me chamassem Rainha do Natal”, disse Chan, em comunicado.

“Uso esse título como uma medalha de honra, ciente de que será – e deverá ser – concedido a outros no futuro. O meu objetivo é enfrentar o bullying de quem tenta registar a marca, não apenas para me proteger a mim mas também para proteger todas as futuras rainhas do Natal”, acrescenta.

Numa época em que se pede amor e união, somos todas rainhas. Mariah e Elizabeth, por favor, cantem mais e discutam menos.

Design e Artes

Atreves-te a fazer um calendário do Advento? Eis os cinco melhores

A espera por este Natal vai custar menos, se gastarmos menos. Vê como construir calendários de Advento originais.

Design e Artes