Matilde Reymão costuma inspirar-nos não só nos looks que elege, mas também nos artigos que escolhe para decorar a casa. Depois dos pratos da Westwing que serviram de inspiração, a atriz volta conquistar o nosso olhar parar num novo detalhe do seu lar: um tapete.
À primeira vista, pode parecer apenas uma peça bonita, um tapete branco com apontamentos em cores vivas, do azul ao rosa, com tons fortes e contrastantes. Mas, depois de alguma pesquisa, percebemos que este não é um tapete qualquer: trata-se de uma tapeçaria marroquina, provavelmente de origem berbere (amazigh), e tudo indica que seja um tapete Azilal, conhecido pelos seus padrões geométricos coloridos sobre um fundo claro.
@matildereymao Domingo a limpar a casa 🤣🐶❤️ Sunday cleaning the house
♬ Come A Little Closer - Cage The Elephant
Enquanto muitos optam por este tipo de tapete apenas pelo seu valor estético, não resistimos a ir mais fundo e descobrir o significado por detrás desta tapeçaria. E talvez, mesmo sem o saber, Matilde tenha levado para casa mais do que um objeto decorativo: levou uma história.
Entre os losangos, que simbolizam proteção feminina e fertilidade, os ziguezagues, que se associam à água e à energia, sem esquecer os padrões repetidos que sublinham a tradição, bem como a ideia de ritmo e comunidade, este tapete, não só celebra uma cultura, como carregar mensagens de proteção espiritual, celebração da vida.
E a simbologia não fica por aqui. O fundo branco remete à pureza e à autenticidade da lã natural, enquanto a escolha de cores vibrantes, como o azul, vermelho, rosa, roxo, simbolizam alegria, fertilidade ou momentos marcantes, como um casamento ou uma nova fase da vida.
Esta conquista-nos não foi só pela sua beleza, como também por, em 2025, o maximalismo se afirmar como uma tendência na decoração de interiores, em que cor é a palavra de ordem.
Na galeria de imagens, encontras algumas inspirações para dares um refresh à tua casa.