Na madrugada de sábado, dia 18 de maio, as redes sociais foram inundadas por centenas de vídeos a testemunhar um fenómeno pouco habitual: a queda de um meteorito que iluminou o céu durante breves segundos com tons verdes e azuis.
Quem não teve a sorte de testemunhar ao vivo o fenómeno pouco habitual teve de se contentar com a visualização dos vários vídeos captados por quem ia no carro, por quem estava a assistir a um concerto ao vivo ou por quem, por sorte, estava nessa altura com os amigos e decidiu gravar um vídeo para o Tik Tok precisamente naquele momento.
Foi o caso de Milena Refacho, uma jovem de 19 anos de Aveiro, que conseguiu captar em direto aquele que já é considerado um dos melhores vídeos que comprovam a queda do meteorito.
O vídeo foi partilhado em várias contas nacionais e internacionais, nomeadamente pelo Observatório Lima, uma página de Instagram sobre astronomia, e já conta com quase 1900 comentários e 124 mil gostos.
Mas o mais surpreendente é que um dos comentários foi feito por um dos maiores realizadores do momento, o cineasta sueco Ruben Östlund, que pede para que os créditos sejam dados a Milena Refacho, a jovem autora do vídeo. O caso chamou a atenção de Nuno Markl, que fez um post sobre o assunto na sua página de Instagram onde compara o momento de magia “a um episódio de Stranger Things. Só que é real”.
O vídeo até já foi partilhado pelo ator Will Smith com o comentário: “WOW!!! Este é o tipo de vídeo que poderia inspirar uma cena de um filme inteiro. Incrível vista do meteoro sobre Portugal por @milarefacho”. A publicação conta com mais de 250 mil gostos e mais de 2200 comentários.
Milena Refacho partilhou no Instagram duas versões do vídeo, uma editada que conta com 143 mil gostos e outra onde é possível ouvir os comentários feitos pelos amigos precisamente no momento da queda do meteorito.