Seaspiracy: Pesca Insustentável | Fotografia: IMDB
Design e Artes

Cinco documentários da Netflix que nos vão fazer pensar sobre o mundo

Estes documentários da Netflix abordam alguns dos temas mais fraturantes da nossa sociedade: crises financeiras, corrupção ou a importância das redes sociais.

Abordam temas fraturantes da sociedade; mostram-nos o outro lado dos assuntos que estão presentes no nosso dia a dia, como a dependência das redes sociais, a importância do design ou as fragilidades do sistema financeiro. Estes são alguns dos melhores documentários da Netflix para entender o que se passa à nossa volta.

 

Seaspiracy: Pesca Insustentável

Este documentário de 2021, da autoria do mesmo realizador de Cowspiracy, aborda o impacte ambiental da pesca intensiva nos oceanos. Aquando do lançamento do documentário, várias organizações não-governamentais acusaram o autor de manipular as entrevistas e de as mostrar no filme fora de contexto e de fazer uso de estatísticas erróneas.

 

Inside Job – A Verdade da Crise

O ator Matt Damon narra este documentário de 2010 que tenta explicar os fenómenos que originaram a crise do subprime, nos Estados Unidos, em 2008, e que depois se estendeu a todo o globo. Charles Ferguson, o realizador deste documentário, conduz uma investigação profunda ao tema, entrevistando economistas, políticos e comentadores. 

 

O Dilema das Redes Sociais

 Dos mesmos criadores de Chasing Ice e Chasing Coral, este documentário de 2020 investiga como a forma como as redes sociais são construídas, induzindo comportamentos aditivos aos seus utilizadores para maximizar os seus lucros. Outro dos pontos abordados é a forma como as redes sociais podem influenciar os comportamentos e sentimentos das pessoas e disseminar teorias da conspiração e desinformação. 

 

Abstract: The Art of Design

Esta série documental composta por duas temporadas explora como vários designers influentes pensam o seu trabalho nas diferentes indústrias em que atuam. A primeira temporada, lançada em 2017, conta com a participação de nomes como Christoph Niemann, o designer de ténis da Nike Tinker Hatfield ou o designer de interiores Ilse Crawford.

 

Na Rota do Dinheiro Sujo

Esta docu-série criada por Alex Gibney, que já conta com duas temporadas, debruça-se sobre as histórias de alguns dos mais conhecidos casos de corrupção e de crimes financeiros. Os episódios recorrem aos testemunhos de alguns dos perpetradores e das vítimas. Alguns dos temas abordados são conhecidos do grande público, como a fraude dos registos de emissões da Volkswagen ou a natureza duvidosa dos negócios de Donald Trump e a forma como construiu o seu império.

Nécessaire

Há três formas de controlar o ressonar. Dizemos-te como

Todos ressonamos ocasionalmente, mas quer isso dizer que algo se passa no nosso corpo? Há formas de atenuar o problema.

Design e Artes