Villa Golfe Quinta Do Lago | Fotografia: The Agency
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Quem se vai dar ao luxo de viver numa destas mansões de milhões?

A Versa quis saber como funciona a mais mediática imobiliária de luxo em Portugal e revela alguns dos imóveis mais caros à venda.

A The Agency tornou-se a mais mediática imobiliária de luxo dos últimos tempos, sobretudo graças à série da Netflix Buying Beverly Hills. A empresa foi criada pelo mexicano Mauricio Umansky e conquistou as maiores celebridades de Beverly Hills.

Chegou agora a Portugal com uma task force de cerca de 30 colaboradores, de mais de 12 países distintos e que falam mais de 13 línguas, com o objetivo de angariar, logo no primeiro ano, 500 milhões de euros em imóveis.

A Versa falou com Ayres Neto, o luso brasileiro que já viveu em 4 países, que sempre quis ser agente imobiliário e que agora é managing partner desta agência internacional em Portugal. Nesta conversa, tentámos perceber melhor como funciona o mercado de luxo em território nacional e o que atrai tantos estrangeiros para aqui viver e investir.

Como funciona o mercado imobiliário de luxo em Portugal?

O mercado imobiliário português, no geral, é muito dinâmico e ainda existe mais procura do que oferta, independentemente do segmento. No caso dos imóveis de luxo, dados mais recentes revelam que são aqueles que se vendem mais rapidamente.

Podemos dizer que no mercado imobiliário de luxo os negócios são feitos de forma mais discreta, os clientes assim o exigem, por isso os agentes têm que ser discretos, mas eficazes, têm que ser profundamente conhecedores das zonas, das leis, dos processos, porque muitas vezes estão a lidar com pessoas de outros países que desconhecem esses processos. O mercado imobiliário é muito gratificante, mas dá muito trabalho.

Quem são os vossos clientes? Têm um perfil específico?

Existem dois grupos maiores de clientes: o comprador e o vendedor. Depois, em cada um desses grupos existem subgrupos com diferentes necessidades e exigências. Por isso, qualquer pessoa que procure vender ou comprar um imóvel de luxo pode ser um potencial cliente.

No que diz respeito aos estrangeiros, os benefícios fiscais são transversais, mas são apenas um dos motivos de atração. Por exemplo, o cliente dos Estados Unidos ou do Canadá vem pelo clima e pela qualidade de vida, seja para gozar a reforma ou ainda em idade laboral porque o teletrabalho assim o permite. E é curioso que, no caso dos Estados Unidos, como vivi lá muitos anos, conheço histórias de pessoas que quiseram vir para Portugal à procura do “Sonho Português”, um sonho muito diferente do americano, com objetivos muito diferentes, que envolvem mais qualidade de vida, mais segurança, mais tempo para estar com os nossos e com os outros.

Existe também o comprador da Califórnia que tem entre 28 e 50 anos e vem à procura de um estilo de vida mais sustentável porque a sua maior preocupação prende-se com o ambiente e o aquecimento global. O cliente brasileiro vem para escapar à violência, procura estabilidade política e social, e também qualidade de vida. O cliente do Norte da Europa vem principalmente pelo clima. O curioso é que temos notado que, aqueles que vêm até nós neste segmento mais premium, são pessoas que querem viver em Portugal, mais do que apenas investir, porque valorizam todos estes atributos que para os portugueses são um dado adquirido.

Já foram contactados por alguma celebridade que quisesse viver em Portugal?

A The Agency está agora a dar os primeiros passos em Portugal por isso ainda não temos nenhum caso mediático nacional, mas somos responsáveis por alguns dos negócios mais mediáticos em todo o mundo, como a Mansão da Playboy, a primeira casa em Los Angeles a ser vendida acima dos 100 milhões, imóveis da Walt Disney e residências de alguns famosos como Michael Jackson, Michael Jordan ou Prince.

"Somos responsáveis por alguns dos negócios mais mediáticos em todo o mundo, como a Mansão da Playboy, a primeira casa em Los Angeles a ser vendida acima dos 100 milhões."

O que procuram os clientes que querem comprar casa?

Cada cliente é um cliente e curiosamente têm requisitos muito diferentes. Antes de mais, valorizam as características como o clima, a segurança, a estabilidade política e social, a gastronomia, a hospitalidade, a oferta pública e privada de qualidade em saúde e educação, tudo com um custo de vida razoável. Características que tornam o nosso país único e, depois, tudo depende do ponto de vida em que estão, como a idade, se têm filhos ou não, entre outros.

Por exemplo, uma família com crianças prefere zonas periféricas como Cascais ou Estoril, onde têm toda a oferta que precisam e estão perto da capital; os mais pragmáticos procuram modernidade e segurança e optam pelo Parque das Nações; os mais românticos e aventureiros preferem o centro da cidade e zonas movimentadas como o Príncipe Real ou o Chiado. Temos ainda o caso dos casais que já têm os filhos criados e a morar no estrangeiro e que procuram localização, mas sem a confusão do centro e, neste caso, optam pelas Avenidas Novas. Enfim, cada caso é um caso.

Quais são as "zonas mais fortes" em Portugal, em termos de casas de luxo?

A Grande Lisboa, com zonas específicas que são muito procuradas e que têm valorizado muito, sobretudo devido à reabilitação urbana. Cascais e Estoril, zonas de excelência e que são mundialmente reconhecidas. Algarve, que é cada vez mais procurado para residência prolongada, e o Norte, com o Porto a conquistar cada vez mais adeptos.

"Algarve, que é cada vez mais procurado para residência prolongada e o Norte, com o Porto a conquistar cada vez mais adeptos".

O que significa, para si, vender casas de luxo?

Ser consultor imobiliário sempre foi um objetivo, mesmo quando estive nos Estados Unidos e tinha uma profissão ligada à área comercial e desenvolvimento de negócio. Inclusive, os meus amigos diziam-me que eu tinha jeito, que me devia dedicar ao imobiliário. Nos Estados Unidos, a oportunidade não surgiu, mas quando decidimos vir morar para Portugal há alguns anos, achei que era a oportunidade ideal para mudar de vida e seguir este sonho.

E, como acredito que devemos tentar ser os melhores naquilo que fazemos e trabalhar de acordo com as nossas convicções, optei por especializar-me num segmento e optei pelo de luxo.

Para mim, é um prazer ajudar diariamente as pessoas a realizarem os seus sonhos e a encontrarem a sua casa ideal. Como sou uma pessoa de proximidade, de relações, esta área permite-me estar em permanente em contacto com outras pessoas, e criar relações duradouras e de confiança. Isto porque é a minha convicção, e é assim que trabalho, para sermos bem sucedidos nesta área devemos criar relações de confiança com os nossos clientes. Só assim poderão confiar em nós, nesta que é uma das decisões mais importantes das suas vidas. 

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