Nike: Form Follows Motion, patente no Vitra Design Museum, em Rhein, na Alemanha, é a primeira exposição num museu dedicada à Nike, uma das marcas desportivas mais conhecidas em todo o mundo.
Esta mostra com curadoria de Glenn Adamson explora a ascensão da marca nas últimas cinco décadas, desde que era uma startup local até se transformar num fenómeno global.
Mateo Kries, diretor do Vitra Design Museum há muito que queria mostrar ao público uma exposição como esta. “Durante muito tempo, quisemos organizar uma exposição sobre design e desporto. Quando nos aproximámos da Nike, soubemos mais sobre o seu incrível arquivo de design - um tesouro enorme que nunca tinha sido apresentado numa exposição. Foi assim que surgiu a ideia para esta exposição. A mostra oferece uma oportunidade única de focar no design através da lente de uma única marca e exibir objetos fascinantes que ilustram o processo de desenvolvimento de design - alguns dos quais nunca foram mostrados antes”, pode ler-se no site do Vitra Design Museum.
O foco da exposição, organizada em quatro seções cronológicas, debruça-se na história do design da marca, desde os anos 1960, passando pelo desenvolvimento do seu icónico logo, revisitando também as origens de produtos emblemáticos como os Air Max ou os Flyknit.
O público também fica a conhecer o trabalho mais recente da Nike e o trabalho que está a ser feito para trabalhar com materiais sustentáveis e duráveis no futuro. Outro das dimensões da exposição é mostrar como o desporto é fundamental para a inovação no design e para mudanças sociais.
Glenn Adamson, curador da exposição considera que Nike: Form Follws Motion oferece também uma análise histórica e social à volta da marca. “Nos últimos 50 anos, o desporto teve um impacto tremendo na nossa perceção do corpo humano, para além da pista e do campo - por exemplo, em conceções de papéis de género. A nossa exposição irá mostrar como a empresa tanto instigou como respondeu a essas dinâmicas em mudança, desde a sua ênfase inicial no desempenho e otimização até uma maior diversidade e inclusão. Ao olhar para as estratégias de design da Nike, ganhamos insights sobre esse quadro cultural mais amplo.”
Os bilhetes para o Vitra Design Museum estão à venda online e custam entre €12 e €21. Pode ser visitada até 4 de maio de 2025.