Oasis em 1995 | Fotografia: Stefan Rousseau - PA Images/PA Images via Getty Images
Design e Artes

Há um novo "álbum perdido" de Oasis feito com recurso a IA

E se os Oasis tivessem continuado a fazer música? Uma banda recriou um álbum com temas originais que pede emprestada a voz de Liam Gallagher gerada por Inteligência Artificial.

O possível regresso dos Oasis, a banda de Manchester criada por Liam e Noel Gallagher em 1991, é uma espécie de eterna questão, mas o músico Bobby Geraghty fartou-se de esperar e resolveu recorrer à Inteligência Artificial para criar um “novo álbum perdido” que teria surgido algures entre o lançamento de Be Here Now, de 1997, e Standing on the Shoulder of Giants, de 2000.

"Ficámos aborrecidos à espera que os Oasis regressasem", diz Bobby Geraghty, um cantor, compositor citado pelo Guardian. "Tudo o que temos agora é Liam e o seu irmão a tentar superarem-se um ao outro. Mas isso não é os Oasis. Assim, conseguimos que um Liam modelado por IA entrasse em algumas músicas que foram originalmente escritas para uma banda de curta duração, mas muito amada, chamada Breezer.”

Em conjunto com Chris Woodgates, guitarrista dos Brezeer, escreveram algumas músicas em 2013, até que durante o confinamento surgiu a ideia de regressar a elas e fazer alguma coisa. Apesar de conseguirem replicar a sonoridade da famosa banda, como conseguiriam recriar uma voz que fosse igual à do vocalista dos Oasis? Geraghty explicou ao jornal britânico que treinou um sistema de Inteligência Artificial a partir de gravações de voz à capela de Liam Gallagher e que o resultado foi surpreendente. “A nossa banda soava exatamente como os Oasis. Tudo o que tivemos de fazer foi substituir a minha voz pela do Liam”, afirmou.

O resultado desse trabalho é agora um álbum intitulado The Lost Tapes Volume One, atribuido aos AIsis, que imagina o que poderia ser um disco de Oasis se os irmãos Gallagher tivessem continuado a fazer música juntos no final dos anos 90.

A julgar pelas reações ao vídeo publicado no Youtube, o álbum com uma duração de 33 minutos tem provocado surpresa junto dos fãs. “É como se fosse uma criança outra vez e estivesse a ouvir coisas novas de Oasis”, lê-se num dos comentários ao vídeo. Apesar de a voz de Liam Gallagher não ser verdadeira, as músicas e as letras foram criadas de raiz sem recurso a Inteligência Artificial.  

Gourmet

Agarre-se quem puder neste novo rooftop de Lisboa

Catch Me é o novo rooftop, restaurante e bar de Lisboa, com vista para o rio, uma carta despretensiosa e agenda musical a estar atento.

Design e Artes