Guarda-roupa nomeados para os Óscares | Fotografia: IMDb
Design e Artes

O guarda-roupa também é premiado nos Óscares e há cinco na corrida

A noite dos Óscares está quase a chegar e no que diz respeito ao guarda-roupa há cinco filmes destacados pelas criações dos designers.

A mais aguardada noite do mundo do cinema está prestes a chegar. A 12 de março realiza-se em Los Angeles a cerimónia da 95.ª edição dos Óscares e não são só os atores, atrizes e realizadores que estão nomeados para subir ao palco irão brilhar.

O guarda-roupa que marca cada filme também faz parte das categorias, não fosse ele um dos elementos que nos faz entrar na história, na época e na essência de cada personagem.

Entre os cinco nomeados está Jenny Beavan, o grande vencedor do prémio de Melhor Guarda-Roupa em 2022 com o filme Cruella, que volta a estar nomeado em 2023 com o filme Sra. Harris Vai a Paris.   

Dos cinco nomeados, escolhe o teu favorito à categoria de Melhor Guarda-Roupa.  

1. Babilónia  

Basta Margot Robbie entrar num filme e os nossos olhos já estão postos nos looks. Mal podemos esperar para ver o que vai usar na passadeira vermelha da cerimónia, mas no que toca ao filme nomeado em três categorias, há que destacar as roupas desenhadas por Mary Zophres (cujo trabalho era já conhecido em La La Land: Melodia de Amor). As peças são inspiradas no final dos anos 20 e início dos anos de ouro de Hollywood e quando não é Margot Robbie o foco, temos Brad Pitt com o seu pappilon ou polos elegantes.  

2. Black Panther: Wakanda para Sempre 

Diversidade não falta no guarda-roupa de Black Panther: Wakanda para Sempre. O filme inspira-se num estilo afrofuturista carregado de simbolismos, que conta tanto sobre a herança cultural africana, como sobre o avanço tecnológico de Wakanda, e são ainda introduzidas referências pré-colombianas nas roupas de Namor e do povo. Uma parte do guarda-roupa resulta de criações de Ruth E. Carter e outra de colaborações com a Adidas e com um vasto leque de designers, como Mugler, Hervé Léger e Iris Van Herpen.  

3. Elvis 

O realizador Baz Luhrmann revisitou a história de vida de Elvis Presley num filme que retrata a complicada relação entre o artista e o seu agente, Colonel Tom Parker (Hanks). O guarda-roupa foi desenhado por Catherine Martin, que tentou fazer jus ao rei do rock. Desenhou peças exclusivas, como fatos coloridos e metalizados inspirados na década de 70, e recorreu a peças vintage da Prada e Miu Miu. Valerá este guarda-roupa o terceiro Óscar para Catherine Martin, depois de Moulin Rouge e O Grande Gatsby

4. Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo 

O filme Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo, dos realizadores Daniel Kwan e Daniel Scheinert, está nomeado para um total de 10 categorias nos Óscares, incluindo a de Melhor Guarda-Roupa. Este ficou a cargo de Shirley Kurata, que pode vir a ganhar o prémio da Academia pela primeira vez. A designer vestiu o elenco de peças que misturam o mundo real e metaverso, incluindo a personagem principal Yeoh (Evelyn Wang), uma imigrante chinesa nos Estados Unidos que tem como missão de salvar o mundo atravessando vários universos paralelos.

5. Um Sonho em Paris 

Por si , a moda já faz parte da história de Um Sonho em Paris, passado na década de 1950. No centro da narrativa está Ada Harris, uma empregada doméstica que fica deslumbrada por um vestido de alta-costura da Dior. Determinada a tê-lo, Ada trabalha dia e noite com o fim de juntar dinheiro, rumar a Paris e comprar o modelo tão desejado. Durante toda a luta, enquanto não alcança o vestido Dior, Ada usa as peças desenhadas pela designer Jenny Beavan.

Coolhunting

ModaLisboa: um carro telecomandado e uma caveira? É o Sangue Novo

O Sangue Novo da ModaLisboa arrisca e surpreende. Entre os cinco candidatos, a vencedora é Inês Barreto, que confirmou duas das tendências do ano.

Design e Artes