'Ice Merchants'
Design e Artes

Pela primeira vez há um filme português nomeado para os Óscares

A curta-metragem de animação 'Ice Merchants', de João Gonzalez torna-se o primeiro filme português a conseguir uma nomeação. 'Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo' lidera corrida às estatuetas com 11 nomeações.

Ao início da tarde desta terça-feira foram divulgados os nomeados aos Óscares numa emissão conduzida pelos atores Allison Williams e Riz Ahmed a partir de Los Angeles e, pela primeira vez na história, há um filme de produção portuguesa a integrar a lista. Ice Merchants, a curta-metragem de animação de João Gonzalez, sobre um homem e o seu filho que saltam de pára-quedas todos os dias, está na corrida à estatueta de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo, a comédia de ação de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, protagonizada por Michelle Yeoh conta com 11 nomeações, partindo na frente da corrida para cerimónia que se realiza a 12 de Março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

Na lista de favoritos surge outra comédia, desta vez negra: Os Espíritos de Inisherin, de Martin McDonagh, com Colin Farrell e Brendan Gleeson nos papéis principais soma nove nomeações, tal como o filme da Netflix A Oeste Nada de Novo, baseado no livro homónimo de Erich Maria Remarque, sobre um soldado alemão preso nas trincheiras da frente de combate na Primeira Guerra Mundial.

O filme biográfico sobre o Rei do Rock, Elvis, é outro dos mais indicados, com oito nomeações, seguindo-se Os Fabelmans, filme semi-biográfico de Steven Spielberg, com sete nomeações, Tár e Top Gun: Maverick, ambos com seis nomeações.

A cerimónia da 95.ª edição dos Óscares será apresentada por Jimmy Kimmel. Podes consultar a lista completa de nomeados aqui

Design e Artes

'Blonde' lidera a corrida para os piores filmes do ano

Nomeados aos prémios Razzies foram anunciados esta segunda-feira. O filme da Netflix sobre Marilyn Monroe conta com oito nomeações, entre elas a de Pior Filme.

Design e Artes