Habemus Papa foram as palavras proferidas na varando do Vaticano a 8 de maio, seguindo-se a apresentação do novo Papa, Leão XIV. Após fumo branco, anunciou-se o sucessor do Papa Francisco, que marcou uma geração, tornando-se uma das figuras da Igreja Católica mais venerada.
O Papa Francisco, considerado por tantos como alguém muito à frente do seu tempo, tinha uma presença de relevo nas redes sociais, em particular no Instagram. Ao longo do seu pontificado, foram feitas 1.947 publicações, que chegaram a milhares de pessoas, mais precisamente 10.514.852 milhões, número total de seguidores que acumulou na plataforma.
No entanto, o Papa Francisco foi ultrapassado por Leão XIV em poucos dias. Nem um mês passou desde que o novo papa assumiu o poder no Vaticano e já soma mais de 13 milhões de seguidores (pelo menos à data de publicação deste artigo). É que dada a subida vertiginosa em poucos dias, é possível que o número continue a subir sempre que uma nova publicação seja feita, até porque a partilha em vários idiomas faz com que chegue a todos os cantos do mundo.
Tal como o Papa Francisco, o sucessor partilha as suas mensagens em inglês, português, espanhol, italiano, francês, polaco e alemão, não ficando quase ninguém de fora.
Mas em que consistem as publicações do Papa Leão XIV? No fundo, num legado de paz, tolerância e amor que já vinha do pontificado anterior.
"Este é o espírito missionário que nos deve animar, sem nos fecharmos no nosso pequeno grupo nem nos sentirmos superiores ao mundo; somos chamados a oferecer a todos o amor de Deus, para que se realize aquela unidade que não anula as diferenças, mas valoriza a história pessoal de cada um e a cultura social e religiosa de cada povo", lê-se na publicação do dia da primeira missa do pontificado, que contou com figuras relevantes de todo o mundo, incluindo com a Rainha Letizia de Espanha.
O que se seguirá no Instagram do Papa Leão XIV? Teremos de aumentar o seu número de seguidores para não perder nada.