Andres Valencia
Design e Artes

O "pequeno Picasso", a criança com um talento surreal que surpreende o mundo

“Surreal” serve para definir tanto as obras deste pequeno grande artista, como a nossa reação ao vê-las.

Se ainda não conhecem Andres Valencia, preparem-se para se maravilharem com esta criança prodígio. O “pequeno Picasso”, como ficou conhecido, conta com apenas 11 anos de idade, mas diria que a sua alma de artista é bem mais antiga e deixa-nos, a todos, perplexos com tamanho talento.

As suas pinturas de estilo surrealista já foram adquiridas por celebridades, como Sofia Vergara, e grandes colecionadores de arte. Aliás, o seu trabalho é tão notório que já teve direito a uma exposição na galeria Chase Contemporary, em SoHo, e todas as 35 obras lá expostas foram vendidas. Estamos a falar de peças que arrecadaram entre 50 mil a 126 mil euros. Um dos quadros chegou a ser vendido por cerca de 160 mil euros, num leilão em Hong Kong, e outro por  mais de 230 mil euros num evento de caridade em Itália.

"Estou feliz por poder fazer as pessoas felizes com a minha arte, e elas podem pendurá-la em casa", revela Andres a uma recente entrevista ao The New York Times.

Tudo começou por volta dos 4 anos de idade, quando Andreas começou a tentar replicar um graffiti do artista Retna. De aguarelas vendidas a amigos e família por quantias insignificantes até se tornar um fenómeno não tardou muito. O reconhecimento do seu trabalho foi muito impulsionado pelo amigo da família Chase, já que entendia da coisa e tinha contactos na área, ou não fosse diretor da galeria Bernie Chase,

O sucesso repentino pode ser muito, mas a fama não parece estar a subir à cabeça de Andreas.

Muito do dinheiro que as suas obras já fizeram foram entregues a instituições de solidariedade e o pequeno artista parece ter apenas um objetivo em agenda: "Quando veem uma criança a desenhar esboços num papel com uma caneta, muitas pessoas pensam que esses desenhos não devem ser expostos numa galeria. Às vezes, as pessoas mais velhas simplesmente não o percebem", revela à mesma publicação.

Coolhunting

Faz as pazes com o branco a partir de 7,99 euros — da H&M à Prada

Se sujares, é sinal que vives. Se não comprares, não estarás dentro das tendências. Dás o braço a torcer?

Design e Artes