Trata-se de um conceito usado nas mais diversas áreas que pretende dar ferramentas para tomar decisões num intervalo de três dias, maximizando os resultados e evitando perdas.
Falamos da regra das 72 horas, que pode ser utilizada tanto para gestão de crises como para área dos negócios. Esta regra refere-se ao facto de as primeiras 72 horas serem geralmente críticas para tomadas de decisões que irão influenciar o rumo dos acontecimentos.
Mas também pode ser aplicada em contextos de vendas. Muitos vendedores utilizam esta janela temporal para entra em contacto com potenciais clientes.
No livro de Carl Richards sobre finanças pessoais, The One-Page Financial Plan, o autor apresenta outro conceito para a regra das 72 horas: para todas as compras não essenciais, deve esperar-se 72 horas.
Ao introduzir este período de três dias de ponderação, faz-se uma tomada de decisão mais lógica e menos emocional. No fundo, acabas por dar mais tempo ao teu cérebro para reconhecer a diferença entre algo que quer e algo de que realmente precisa. E assim consegues poupar ao não gastar dinheiro em algo de que não precisas nesse momento.