Sabes o que é um ramequim? Nós também não sabíamos até ver uma destas peças na nova coleção de casa da Primark, que suscitou curiosidade tanto pelo nome, como pela forma.
Apesar de ser um termo pouco usado hoje em dia, a história do ramequim já é longa. A palavra francesa ramequin, espécie de recipiente de formato redondo ou oval e tradicionalmente de porcelana, tornou-se popular em França durante o século XVIII e caracteriza-se por suportar altas temperaturas.
O utensílio mantém-se presente nas nossas cozinhas até hoje e continua a ser usado para preparar pequenos pratos ou sobremesas, do soufflé ao crème brûlée, que se pretendem levar do forno para a mesa sem descurar na apresentação.
Se antes a porcelana era mais comum e o design simples, hoje em dia o ramequim existe com diversas formas, cores e também tipos de materiais, como é precisamente o caso da proposta da Primark.
A marca rompe com o tradicional em todos os sentidos, ao apresentar um ramequim em forma de abóbora, feito de cerâmica e que tem agora uma outra finalidade sendo apenas decorativo e não para cozinhar.
Quanto ao preço, custa €7.