Rei Carlos III | Fotografia: Getty
Design e Artes

Lá se vão os rubis? Coroa de milhões é alterada para o Rei Carlos III

Uma coroação personalizada? A Coroa de Santo Eduardo, uma das peças mais valiosas e importantes da coroa britânica, sofrerá alterações para a coroação de Rei Carlos II.

Segundo anunciou o Palácio de Buckingham, a coroação do Rei Carlos III está com data marcada para o próximo dia 6 de maio e o evento promete fugir um pouco ao habitué desta cerimónia. É que a Coroa de Santo Eduardo - feita por Carlos II em 1661 para substituir a peça medieval criada para Eduardo, o Confessor, e destruída em 1649 por deputados britânicos - vai ser "personalizada" para o novo soberano.

Mas antes de irmos às alterações, fiquemos a saber que esta peça, usada em 1953 para a coroação de Rainha Isabel II pela última vez, já saiu da Torre de Londres, onde se encontrava em exibição e atraia milhões de visitantes por ano.

A coroa de ouro maciço, com mais de 2000 diamantes, um solidéu de veludo roxo, incrustada com rubis, ametistas, safiras, granadas, topázios e turmalinas – ou seja, uma boa lista de tesouros - vai sofrer “trabalhos de alteração” para a coroação do Rei Carlos III na Abadia de Westminster. Não sabemos ainda que tipo de alterações, mas não é a primeira vez que a peça central das Joias da Coroa Britânica sofre alterações. Foi modificada em 1911 para ficar mais leve na coroação do Rei George V. E, ainda assim, esta peça pesa cerca de 2,23 quilos.

Será que ainda lhe tiram os rubis para não pesar a cabeça de Carlos?

Só saberemos mais adiante, no momento da coroação. Até lá, também podemos contar com outra alteração de agenda. Há rumores de que o Rei Carlos II solicitou uma cerimónia menos luxuosa e oponente do que aquela que recebeu Rainha Isabel II.

Nécessaire

Em 3, 2, 1... eis o penteado de festa perfeito que se tornou viral

Com apenas três passos, fazes um penteado fácil, mas arrojado. Há melhor combinação?

Design e Artes