Nos últimos tempos, os métodos tradicionais de protesto parecem cada vez menos eficazes e, deixando as tintas e sujices para outras batalhas, dois jovens ativistas decidiram recorrer à ironia e à nostalgia dos desenhos animados para chamar a atenção para a sua causa.
Conforme noticiado pelo Daily Mail, estes modernos defensores dos direitos dos animais colaram imagens dos icónicos Wallace e Gromit sobre o retrato oficial do Rei Carlos III, em protesto contra a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA).
Para quem não sabe, a RSPCA é uma respeitável instituição britânica que se dedica à proteção dos animais, sejam eles domésticos, selvagens ou para produção agrícola. Mas como nem tudo é o que parece, segundo os ativistas, a realidade nas quintas da RSPCA está longe do ideal bucólico a que se propõem.
"Não há queijo, Gromit. Olha para esta crueldade nas quintas da RSPCA!" — é a frase pungente que se lê no papel colado sobre a tela. A referência ao queijo, naturalmente, evoca os devaneios gastronómicos de Wallace, a personagem animada conhecida pela sua paixão por queijo. E a escolha desta dupla de animação não é só pelo amor ao queijo. Daniel Juniper, um dos envolvidos, explica ao Daily Mail: "Tendo em conta que o Rei Carlos é um grande fã de Wallace e Gromit, achamos que não haveria melhor forma de chamar a sua atenção para as cenas horríveis que se estão a passar nas quintas da RSPCA".
É uma estratégia astuta, sem dúvida. Afinal, que melhor maneira de sensibilizar um monarca do que através de personagens que já povoaram a sua televisão e, quem sabe, o seu coração? É como se Wallace e Gromit tivessem saído da tela para denunciar as falhas de uma instituição que, ironicamente, deveria proteger os seus pares de carne e osso. Concordemos mais ou menos com a abordagem, a tragédia e a comédia parecem ter aqui encontrado lugar.
"Mesmo achando que isto poderá divertir Sua Majestade, também apelamos para que reconsidere seriamente se quer continuar associado ao sofrimento horrível nestes lugares", continuou o ativista.
No entanto, a mensagem dos ativistas não é apenas para o Rei, mas sim para todos nós. "Carlos já deixou claro que é sensível ao sofrimento dos animais nas quintas do Reino Unido. Agora é o momento perfeito para chamar a atenção e dizer a verdade sobre os animais de quinta", completou.
Enquanto a realeza pondera sobre a ação das suas associações ou se diverte com um cartoon, nós somos convidados a refletir sobre o poder da imagem e da sátira numa luta justa e, surpreendentemente, sem baldes de tinta à mistura.